Belo Horizonte – O prefeito Angelo Oswaldo, de Ouro Preto e o secretário executivo do Fórum de Prefeitos da Bacia do Rio Doce, Duarte Júnior, participaram hoje, segunda-feira, 23, na Cidade Administrativa, de um encontro com Luiz Otávio Milagres, secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Eles foram pleitear junto ao Governo do Estado a construção de uma terceira pista na MG 129, entre Mariana e Santa Bárbara, onde a rodovia atravessa o distrito de Antônio Pereira. Segundo o prefeito Angelo, em razão da intensa atividade mineradora na região, muitos veículos pesados circulam nesse trecho tumultuando o trânsito e provocando engarrafamentos. Angelo alega que, com a pavimentação da OP 10, também conhecida como Estrada da Purificação, que liga Ouro Preto ao distrito de Antonio Pereira, “é preciso também promover melhorias na MG 129, para evitar que os motoristas de veículos pesados acabem tomando a estrada da serra”.
Um ofício com essa solicitação conjunta, assinado por Angelo e pelo prefeito Juliano Duarte, de Mariana, foi encaminhado ao Governo do Estado. A obra na rodovia MG 129 poderá ser incluída nas ações de repactuação da Samarco, Vale e BHP (via Fundação Renova), e realizada com recursos decorrentes da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto