Com a assinatura da Lei Complementar 211/2020, o município de Ouro Preto expande as atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Além das 5 unidades presentes em todo território ouro-pretano, a lei sancionada pelo prefeito Angelo Oswaldo nesta quarta-feira, 25, permite o funcionamento do CRAS volante, que tem o propósito de levar os serviços socioassistenciais de proteção social básica aos distritos mais distantes da sede.
Durante a solenidade para assinatura do documento, estiveram presentes ao lado do prefeito a vice-prefeita da cidade, Regina Braga, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, o secretário de Governo, Yuri Assunção, e o diretor de Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luiz Gustavo de França.
Destacando a importância da expansão das atividades do CRAS, o prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a necessidade da medida. “Com a criação do CRAS volante, que pode se deslocar nas localidades diversas do município de Ouro Preto, nós temos uma ação mais direta ainda no campo de desenvolvimento social. O Centro de Referência de Assistência Social é um núcleo fundamental de apoio ao crescimento social do Município. Com esse novo CRAS volante, nós estaremos nos deslocando para todos os lugares que precisam de uma ação mais direta, uma presença mais efetiva das equipes de desenvolvimento social. Essa é uma medida de extrema importância e que mostra a dimensão do nosso programa de desenvolvimento social, abrangendo cada vez áreas mais extensas e estando mais próximo dos cidadãos”.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, também pontuou a necessidade da ação para a população ouro-pretana. “Nós precisávamos transformar as ações que já estavam acontecendo em ações mais efetivas. E quando nós conseguirmos colocar dentro de uma equipe mínima um pedagogo, um assistente social e um psicólogo, a gente vai conseguir ter uma equipe mínima para construir oficinas e desenvolver um certo vínculo com a família”.
É importante ressaltar que o Cras é um espaço de convivência e que tem como objetivo desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos, e é o equipamento público no qual são oferecidos serviços, programas e benefícios com o intuito de prevenir situações de risco e de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Por Rodrigo Nassif – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto
Foto: Ane Souz