A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação, realizou no último sábado, dia 2 de agosto, a primeira oficina comunitária do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).

A ação, na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José, marcou o início da mobilização social e dos trabalhos de campo voltados à prevenção de desastres naturais e à segurança das comunidades em áreas vulneráveis.


Iniciativa pioneira, o PMRR insere Itabirito na vanguarda do planejamento urbano voltado à proteção da população frente a eventos climáticos extremos, como inundações e deslizamentos. Com a utilização de tecnologias modernas, como drones para mapeamento aéreo, o Plano está sendo elaborado com base em diagnóstico técnico rigoroso, visitas a campo e, principalmente, participação ativa da população.
“A segurança das nossas comunidades é prioridade. O Plano Municipal representa um passo importante para construirmos, com responsabilidade e diálogo, uma cidade mais resiliente, preparada e protegida. Queremos ouvir quem vive nas áreas de risco, valorizar seu conhecimento e trabalhar juntos por soluções eficazes”, destaca a secretária de Política Urbana e Habitação, Amanda Santos.


Atividades irão até julho de 2026

As atividades do PMRR se estenderão até julho de 2026 e envolvem diversas etapas, como oficinas comunitárias, mapeamento técnico e reuniões com o Comitê Gestor. A segunda oficina comunitária será realizada no dia 30 de agosto, no Salão dos Ferroviários (Complexo Turístico da Estação).


A Prefeitura de Itabirito reafirma o convite para que todos participem ativamente do processo, contribuindo com informações, experiências e sugestões. As atualizações e o cronograma estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =