Na foto:
Foto destaque: Artista Adriano Machado com suas obras que ocuparam pela primeira vez as janelas do Museu da Inconfidência
Parceria com a startup Sonhatório permite que qualquer pessoa possa apoiar projetos culturais do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto de forma transparente e segura
Ouro Preto – Entre ladeiras históricas e casarões coloniais, o IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto mantém acesa a tradição da cidade enquanto cria caminhos para a inovação na cultura. Com uma parceria inédita com a Sonhatório, fintech de impacto social, o Instituto passa a oferecer uma forma transparente e segura de financiamento para suas iniciativas, permitindo que a sociedade participe diretamente do fomento à arte contemporânea na região.
“Acreditamos que a cultura deve ser acessível e participativa. Com essa parceria, a sociedade não só apoia nossos projetos, mas também acompanha cada passo do processo artístico em tempo real”, afirma Bel Gurgel, idealizadora e Diretora Artística do IA OURO PRETO.
A Sonhatório atua como ponte entre projetos culturais e investidores, utilizando a tokenização para transformar cada ação em unidades digitais registradas em blockchain. Cada token representa uma fração de um projeto, e os apoiadores podem escolher exatamente quais projetos desejam financiar — desde programas de residências artísticas e oficinas de restauro até exposições, cursos e festivais. Ao adquirir um token, empresas e indivíduos acompanham em tempo real a aplicação dos recursos e os impactos gerados, aproximando quem investe da realidade de cada projeto.

“Nosso objetivo é mostrar que tecnologia e impacto social caminham juntos. Essa parceria com o IA OURO PRETO é a prova de que é possível democratizar o acesso a recursos e gerar resultados concretos para a cultura com o nível de confiança que só o blockchain oferece.”, declara Salete da Hora, uma das cofundadoras da Sonhatório.
Entre os projetos que podem receber apoio estão: o Plano Anual IA 2025 -2026, que reúne nova sede e manutenção do IA OURO PRETO em lugar estratégico no centro histórico, mostras, ações de formação artística, preservação do patrimônio e experiências culturais para a comunidade; o Programa de Formação e Residência Artística, que oferece imersão e experimentação a artistas nacionais e internacionais, promovendo pesquisas críticas sobre história, memória e tradições locais e estimulando o diálogo local com o global; e o BomSerá: Oficinas de Restauro (2ª edição), que alia conservação patrimonial e impacto social, realizando intervenções em casas históricas habitadas por famílias em situação de vulnerabilidade e transmitindo saberes tradicionais da construção civil à comunidade.
Com essa iniciativa, o IA OURO PRETO reafirma seu compromisso de fortalecer a arte brasileira e latino-americana, conectar artistas, curadores e comunidades e gerar um legado cultural permanente em Ouro Preto, por sua relevância como epicentro do Brasil. A parceria com a Sonhatório mostra como a tecnologia pode ser aliada da cultura, transformando o financiamento em uma experiência democrática, transparente e participativa, em que cada contribuição tem visibilidade e impacto real.
Sobre a Sonhatório
A Sonhatório nasceu para simplificar o acesso a recursos e valorizar quem transforma sonhos em realidade. A fintech conecta investidores e captadores a projetos de impacto social, ambiental e climático, criando um ecossistema eficiente, transparente e financeiramente confiável. Com tecnologia e inovação, a Sonhatório transforma intenção em ação concreta. Lançada este ano, a startup já conta com um portfólio de R$ 24 milhões e é uma das empresas aceleradas pela FGV Ventures.
Conheça a Sonhatório:
Para conhecer a parceria e apoiar os projetos: www.sonhatorio.com
Nas redes sociais: @sonhatoriobr
Fonte: Assessoria Instituto IA
Fotos: Comunic Comunicação/divulgação

