Ouro Preto tem mais de 400 ocorrências durante período de chuva, segundo Defesa Civil

Ouro Preto – Os órgãos socorristas de Ouro Preto divulgaram na manhã desta segunda (27) os dados das ocorrências no período de alto volume de chuvas em Ouro Preto nos últimos dias.

A Defesa Civil de Ouro Preto recebeu entre 450 a 500 ocorrências urgentes e emergentes nos últimos dias devido a fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais. Uma delas deixou uma pessoa ferida num deslizamento no bairro Santa Cruz, mas já se encontra recuperada depois de passar por internação hospitalar. 

Apesar de não ter vítimas fatais, o Corpo de Bombeiros realizou buscas no distrito de Santo Antônio do Salto de um rapaz com aproximadamente 19 anos desaparecido depois de tentar recuperar a bola que rolou para a água e foi levado pela correnteza, ele estava jogando futebol nas proximidades do rio que passa pelo distrito. O corpo de Dionathan Augusto de Souza foi encontrado na manhã da última segunda (29).

Danos

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Luciene Andreia Barbosa Ribeiro aproximadamente 72 pessoas tiveram de sair de suas casas. “São 30 famílias desalojadas que tiveram de ir para casa de conhecidos e familiares, sendo que duas famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas na associação de bairro do São Cristóvão”. 

Quatro dessas famílias perderam praticamente tudo que tinham em casa, portanto a secretária Luciene ressaltou que há uma campanha de doação de eletrodomésticos, colchões, roupas, entre outros itens sendo promovida. As doações podem ser realizadas no 52° Batalhão da Polícia Militar de Ouro Preto, localizado na rua Dom Helvécio, 428 bairro Cabeças, ou entrando em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social para que doações de eletrodomésticos, por exemplo, possam ser buscadas no local. Os telefones da Secretaria são 3559 – 3248 ou 3551 – 2969.

Planejamento

Houve empenho da prefeitura de Ouro Preto em organizar um plano conjunto com os órgãos socorristas da cidade a nível de prevenção e salvamento. Plano que envolveu o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Secretarias municipais de Governo, Casa Civil, Defesa Social,Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Secretaria de Obras e a Guarda Municipal.

Há também um empenho para que Ouro Preto seja incluída na lista de municípios em estado de calamidade, como os presentes no decreto assinado no último domingo (26) pelo governador Romeu Zema (NOVO) declarando situação de emergência em 47 municípios mineiros. Em Minas Gerais são contabilizadas 53 mortes, por soterramentos, afogamentos e arrastamento por correntezas. Duas pessoas estão desaparecidas, Conselheiro Lafaiete e Tabuleiro, segundo o boletim da Defesa Civil estadual de 29/01 quarta-feira.

O secretário municipal de Defesa Social, Antonio Ramos, anunciou que a Defesa Civil irá iniciar o cadastro de voluntários, para em situações de grande número de ocorrências emergenciais, a defesa poder contar também com essa ajuda. O secretário solicitou a quem se interessar procurar a sede defesa civil, localizada na rua Conselheiro Santana,102 bairro Pilar para realizar o cadastro. O telefone é 3552 – 4010.

Atenção

O secretário de Obras Paulo César Morais, disse que os trabalhos preventivos acontecem desde o fim do ano passado. Foram realizados desassoreamentos de rios em alguns distritos possibilitando evitar grandes enchentes. Ele assim como o geólogo Charles Murta reforçaram que a população deve permanecer em alerta. Segundo Charles, “apesar do clima ficar menos chuvoso pois o nível de encharcamento do solo está alto e ocorrências referentes a isso podem continuar a acontecer”.

O engenheiro geológico da prefeitura de Ouro Preto,Charles Murta, destaca que a maioria das ocorrências recebidas foram causadas por “muros de arrimo mal construídos que tombaram atingindo residências”. Segundo ele a cidade de Ouro Preto entra em estado de emergência quando o acúmulo de chuva passa de 120 milímetros em cinco dias consecutivos. 

O nível de chuva na sede da cidade de Ouro Preto passa dos 160 milímetros nos últimos 5 dias e há 313 áreas de risco, a cidade está em alerta máximo. Esses índices e locais de risco podem ser consultados no site da defesa Civil e também pelo aplicativo “Defesa Civil – Ouro Preto” , disponível na Play Store. O aplicativo, desenvolvido pela equipe de tecnologia da prefeitura de Ouro Preto,  também permite ao usuário realizar chamados e indicar risco no local onde estiver.

O prefeito Julio Pimenta, ressaltou que o trabalho preventivo em conjunto com as secretarias municipais e os órgãos socorristas como, Bombeiros e Polícia Militar, foi de grande importância para minimizar os danos do grande volume de chuva. Também destacou que “a população deve permanecer atenta com trincas, deslizamentos e sinais de anormalidades”, além de fazer contato com os órgãos competentes pelos telefones: 190 da Polícia Militar, 199 Defesa Civil ou pelo WhatsApp da Defesa Civil 3559 – 3121 e 193 do Corpo de Bombeiros.

Por Luccas Castro


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.