Ouro Preto – O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo lançou ontem a “Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto”, com base na Lei de Liberdade Econômica, que cria o fundo de Desenvolvimento Econômico e torna o Conselho de Desenvolvimento Econômico Tripartite e deliberativo. Na solenidade estiveram representantes das empresas Samarco, Gerdau, Vale, da Associação Comercial, Adop e Sebrae. A Secretária Adjunda de desenvolvimento Econômico Ketlin Nascimento e a Vice-prefeita Regina Braga participaram da solenidade.
As Micro e Pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais têm agora um ponto de apoio para gerir seus negócios unificando serviços de interesse do empreendedor, bem próximo da Prefeitura, na Rua do Pilar, nº 92.
Angelo Oswaldo agradeceu aos vereadores presentes na solenidade pelo apoio na aprovação da lei, compondo a mesa estava Matheus Pacheco, na platéia, Naércio França, Vantuir Silva, Renato Zoroastro e Alex Brito.
Segundo o prefeito, a legislação vai de encontro com os movimentos realizados pelo estado na desburocratização, proporcionando o desenvolvimento econômico com o programa “Ouro Preto Livre para Crescer”. Angelo Oswaldo lembrou os empreendimentos vultosos que estão instalados em Ouro Preto e nos distritos, que demandarão serviços na cidade.
O Secretário de Fazenda, Felipe Pinho, ressaltou a necessidade de apoiar as empresas do município, pois grande parte das novas empresas são encerradas em menos de um ano de abertura. “ A sala auxiliará as empresas a sobreviverem. A sala está diretamente a Lei de Liberdade Econômica, haverá melhoras substanciais, ao ajudar as empresas a se manterem no mercado”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, salientou que o empresário saberá onde ir para abrir sua empresa, e que isso levará “até dois dias”. Ele também frisou que a cidade precisa de ambiente favorável para empreender, explicando que para isso foi proposta nova composição do conselho de desenvolvimento econômico, passando a ser tripartite, ampliando a participação da sociedade civil, e deliberativo. Além da criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico.
O Vereador Matheus Pacheco destacou que 39% dos empresários da cidade são varejistas, percentual significativo diante de uma cidade que está com grande parte de sua atividade ligada à mineração.
Gabriel Trópia destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento das atividades empresariais, especialmente para agilizar a abertura de empresas no município.
Por Marcelino de Castro