Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Encerrando o período carnavalesco, nesse ano sem programação oficial mas marcado por festejos isolados, Ouro Preto realiza amanhã, dia 2 de março, quarta-feira de cinzas, missas em várias igrejas e capelas e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO”.

SETENÁRIO DAS DORES
Teve início no dia 25 de fevereiro, na Basílica Nossa Senhora do Pilar, a maratona de eventos religiosos mais tradicional do calendário católico ouro-pretano, o Setenário das Dores, uma paraliturgia com origem no período colonial, na segunda metade do século XVIII. Por sete sextas-feiras consecutivas, os fiéis se dedicam à meditação das sete dores de Maria e, como reza a tradição, os ritos são celebrados em latim e cânticos do repertório barroco, compostos nos séculos 18 e 19, são entoados. As celebrações marcam o período da Quaresma e prosseguem até a Semana Santa.

ACOLHIDA AOS ESTUDANTES
No primeiro domingo de março, dia 6, às 19h00, será realizada uma missa especialmente dedicada aos universitários que estão retornando para Ouro Preto e deverão, em breve, retomar suas atividades acadêmicas. A missa, também na Paróquia do Pilar, será presidida pelo ex-assessor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Mariana, monsenhor Danival Milagres Coelho, que possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.