Itabirito – A expectativa é de que o município tenha receita de R$ 448 milhões no próximo ano, representando crescimento de quase 9% em relação a 2020.
Encaminhado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Planejamento, no fim de setembro, o projeto de lei que estabelece o orçamento municipal para 2021 foi aprovado pela Câmara no dia 21 de dezembro e enviado para sanção do Prefeito.
As projeções foram realizadas com base nos índices de inflação do país e na receita realizada do município entre 2017 e 2019, considerando ainda a manutenção dos repasses de receitas da União e do Governo Estadual previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Além de grandes investimentos em políticas públicas de saúde e educação, incluindo construção de creches e unidades básicas, o orçamento apresentado para 2021 contempla aporte de R$ 1,5 milhão no Fundi, linha de crédito para apoio aos empreendedores e ao desenvolvimento econômico de Itabirito.
Além disso, a secretária de Planejamento Débora Aguiar destaca que o planejamento público priorizou grandes intervenções em áreas de maior vulnerabilidade da cidade, como Água Limpa, Country e Marzagão.
“Haverá também um novo conceito de aplicação dos recursos públicos, pois a Prefeitura de Itabirito, a partir de 2021, fará grandes investimentos em inovação e tecnologia, modernizando os serviços públicos e tornando-os acessíveis a todos e na palma da mão por meio de aplicativos de celular”, detalha a secretária de Planejamento.
Os investimentos em drenagem e saneamento serão aplicados em intervenções de grande porte para prevenção e combate a inundações e melhoria no abastecimento de água, reafirmando a necessidade de começar a projetar Itabirito para os próximos 10 anos.
A secretária Débora Aguiar explica que alguns investimentos estão sendo condicionados com recursos próprios e outros serão dedicados com recursos da Compensação Financeira da Exploração Mineral – CFEM, uma vez que o recurso é destinado a melhorias e investimentos na cidade. Também haverá recursos e aportes da União e do Estado, resultado dos diversos convênios buscados pela Prefeitura de Itabirito com outras esferas de governo.

Fonte: Prefeitura de Itabirito