Ouro Preto – Começam hoje, 11 de setembro, as obras na Rua Padre Rolim, no bairro São Cristóvão. No local, serão realizadas as ações de reforço do talude existente e contenção por meio de muro gabião, que vai atuar como um suporte estrutural no maciço rochoso, além de obras de drenagem pluvial para evitar percolação e saturação de água no terreno.

O prazo para o término das ações, inicialmente, é de três meses, podendo haver algum tipo de alteração devido às condições climáticas e logísticas, tendo em vista a complexidade das obras e o acesso ao local.

O secretário de Obras e Urbanismo, Franklin Evangelista falou sobre as obras no local. “Esse trecho da Padre Rolim é um problema crônico da cidade. Em todo o período chuvoso, o deslizamento dessa encosta causa transtornos para a população. Com essa obra iremos fazer o retaludamento e a contenção em muro de gabião procurando das soluções definitivas para os problemas, de forma transparente, honesta e dialogando com o povo”.

As intervenções acontecem em uma das principais vias do município, um dos cartões de entrada da cidade, mas que passa por problemas durante os períodos chuvosos, o que não acontecerá daqui pra frente com a execução dos trabalhos. Por ser um local de extrema importância e grande fluxo de pessoas, a via permanecerá liberada para pedestres que precisam circular pelas imediações do bairro São Cristóvão, porém, a utilização de maquinários no local vai impedir o tráfego de veículos durante todo o processo.

Sobre o trânsito

 Por se tratar de uma via estratégica no fluxo de trânsito da cidade, o fechamento da Padre Rolim vai implicar em mudança na rota dos veículos. Por isso, a Prefeitura, por meio da Ourotran criou um novo cronograma de trânsito, para mitigar o impacto na vida dos moradores e turistas

No trânsito em sentido ao centro da cidade, o trajeto segue pelas ruas Doutor Furtado de Menezes, Irmãos Kennedy, Tomé Afonso, Travessa Domingos Vidal, Bernardo Guimarães, Cônego Simões, Antônio Albuquerque, sentido Praça Cesário Alvim (Praça da Estação), e retorno pela Rua Pacifico Homem (Morro da Forca).

Já em direção a Padre Rolim o trânsito passa pelas ruas Senador Rocha Lagoa (Rua das Flores), São José, Getúlio Vargas, Professora Zizinha Cruz, Travessa Domingos Vidal, Alvarenga, Doutor Furtado de Menezes, Irmãos Kennedy e Travessa Cristo Rei. 

Será permitido o trânsito de veículos na Rua São José até 3500 quilos de peso bruto total.

Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz