“A Vale informa que teve início, hoje (18), sob a coordenação da Defesa Civil, as abordagens de cerca de 30 famílias das comunidades de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira, residentes na chamada poligonal da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Doutor, da mina de Timbopeba, em Ouro Preto (MG), conforme nova recomendação da empresa auditora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação é resultado do comprometimento da empresa com a segurança desses moradores.
Todas as famílias serão abordadas individualmente e orientadas sobre o processo de remoção, respeitando as particularidades de cada uma. Elas receberão assistência integral da empresa e terão participação ativa na escolha de suas moradias, que serão entregues após reforma e limpeza. Os animais domésticos e de produção que não puderem ser levados por seus tutores, de imediato, serão acolhidos temporariamente em instalações de fauna, sob os cuidados de profissionais e especialistas, entre biólogos, veterinários e auxiliares capacitados.
A Vale mantém o diálogo constante e construtivo com os representantes das comunidades realocadas de Antônio Pereira, órgãos competentes, poder público e instituições de justiça para compensar os impactos provocados, melhorar a qualidade de vida das pessoas e restabelecer a normalidade na comunidade.
Desde a evacuação, um posto de atendimento e uma van móvel, que continuam funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, foram disponibilizados para o atendimento às pessoas, além de uma equipe de Relacionamento com a Comunidade (RC) dedicada exclusivamente em atender as demandas dos moradores locais. Também são realizadas reuniões periódicas com a comunidade, o envio de comunicados informativos e a disponibilização de uma central de atendimento pelo 0800 – 0310831.
A reunião realizada hoje pela manhã entre MPMG, Defesa Civil e Vale foi para definir o plano de trabalho das próximas remoções e para preservar as pessoas, não contou com a participação da comunidade.”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
