Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Aconteceu nesta quarta-feira a tradicional Festa do Bom Jesus, ponto alto da Novena Festiva que sempre marca o mês de setembro em Ouro Preto. Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, 14/09 é o dia da Exaltação da Santa Cruz e as celebrações culminam na celebração da Eucaristia. Durante toda a semana, houve missas pela manhã, à tarde e também à noite, todas celebradas no auditório do Colégio Arquidiocesano, pois a Igreja do Bom Jesus de Matozinhos e São Miguel e Almas, no bairro Cabeças, está interditada desde 2014, correndo risco de desmoronamento e aguardando o processo de restauração.

Ontem, Padre Adilson manifestou que está confiante que as obras possam finalmente ser iniciadas: “A expectativa é sempre muito presente, esperamos que, em breve, se inicie a restauração pois há vários apontamentos nesta direção. Nós já estamos nesse caminho e tão logo, se Deus quiser a obra da restauração deve começar”, disse ele. De acordo com o pároco, os projetos já estão aprovados mas  as planilhas tiveram de ser recentemente atualizadas. Em março deste ano, o custo total para realização de todas as etapas da obra estava orçado em 9 milhões de reais.

Sobre os festejos em honra ao Bom Jesus, o pároco exaltou a participação intensa dos fiéis: “Depois do tempo da pandemia, em que a gente não estava podendo reunir, agradecemos a Deus a oportunidade de celebrarmos esta festa juntos. São muitos os Devotos do Bom Jesus, esta é uma festa tradicional da nossa comunidade e houve uma participação intensa dos fiéis.”

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2022/09/WhatsApp-Video-2022-09-15-at-17.15.38.mp4

SOBRE A IGREJA DO BOM JESUS DE MATOZINHOS E SUA REVITALIZAÇÃO

A Igreja do Bom Jesus de Matozinhos e São Miguel e Almas de Ouro Preto foi construída em meados do século XVIII e possui escultura de sua portada atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e as pinturas internas a Manuel da Costa Ataíde. As obras previstas no templo envolvem intervenções civil, arquitetônica, nos elementos artísticos e ainda nas encostas localizadas no seu entorno. Representantes da Prefeitura estiveram em Brasília no semestre passado na tentativa de sensibilizar o ministro do Turismo, Gilson Machado, e alguns deputados, para que recursos fossem liberados para a revitalização da Igreja do Bom Jesus de Matozinhos, que permanece sustentada por escoras improvisadas.