Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o distrito de Santo Antônio do Salto recebeu o 1° Mutirão de Castração, realizado pela Prefeitura de Ouro Preto em parceria com as entidades de defesa dos direitos dos animais que atuam no município e região.

A ação envolveu equipes das secretaria de Saúde e Meio Ambiente, das organizações civis IDDA, AOPA e do grupo “Amigos dos Bichos de Lavras Novas”. Contou também com suporte de protetores voluntários locais.
Durante três dias, os animais previamente cadastrados provenientes dos distritos do Salto, Santa Rita, Lavras Novas, e das localidades de Chapada e Baú foram castrados gratuitamente no Castramóvel da CODAP, o Consórcio Público para Desenvolvimento do Paraopeba. Ao todo, 129 cães e gatos foram atendidos.
Em breve, o Castramóvel da CODAP estará em Antônio Pereira, e os moradores deste distrito devem ficar atentos ao prazo para cadastro de seus animais, pois somente são atendidos no Mutirão os animais previamente inscritos.
Segundo a presidente do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais, Luciana Salles, a castração é importante e não só contribui para a redução da população de animais de rua, como também traz uma série de benefícios para a saúde dos bichinhos, pois evita sérias doenças como alguns cânceres e tumores, gravidez psicológica, aumentando a expectativa de vida dos bichinhos.
Por Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto