A Cooperativa da Agricultura Familiar de Ouro Preto e Região recebeu do Município um galpão que dinamizar a produção da entidade de reúne 52 associados. O espaço que é amplo conta com banheiro, uma câmara frigorífica será a sede da instituição. Na parte externa uma rampa garante o acesso e uma doca permite a carga e descarga do caminhão da instituição.
A alegria estava estampada no rosto dos presentes que vinham sonhando com a obra e que teve a apresentação musical coordenada pelo professor Daniel Santos. Entre as diversas autoridades presentes, estavam representantes da Emater, Superintendência Regional de Ensino, Secretarias de Governo, Educação e Câmara Municipal.
A agricultura familiar vem recebendo uma atenção especial da gestão pública. O secretario Marcos Freitas fez questão de valorizar os gestores que o antecederam com os atuais secretários de Governo Yuri Assunção e de Obras Franklin Evangelista destacando que ele está dando continuidade ao planejamento feito pelo governo municipal. “é uma alegria participar dessa inauguração que permite aos cooperados expor seus produtos de ótima qualidade sem agrotóxico e esperamos promover uma ampla divulgação para que outras pessoas de Ouro Preto possam conhecer o trabalho da cooperativa”.
Geralda Aparecida Eustáquio, presidente da Coopafor disse que a entidade foi fundamental para organizar os agricultores familiares. “Com a cooperativa podemos comercializar os nossos produtos de forma legal , todos os cooperados estão com a documentação ativa e isso só vem agregar valos aos nossos produtos. Geralda gosta de brincar dizendo que “sem o agricultor não existe nem o diploma de doutorado, porque ninguém raciocina de barriga vazia.”
Para o prefeito Angelo Oswaldo a obra do galpão é uma vitória da Cooperativa, do Sindicato Rural e dos produtores e produtoras de Santa Rita. Ele destacou que a entidade tem a casa do Mel e prometeu construir uma estrutura para a produção de rapaduras.
O prefeito ainda destacou o convite feito pelo Diretor o Ouro Preto Convention & Visitors Bureau, Willian Adeodarto, para que cooperativa apresente os produtos no Festival Internacional de Turismo e Cultura que vai ser realizado no Centro de Convenções da UFOP nos dias 1,2 e 3 de junho.
Angelo ainda comemorou a proposta do Ouro Preto CVB de mediar a comercialização de produtos da agricultura familiar com a rede hoteleira do município.





Fotos: Marcelino de Castro