Faleceu hoje, segunda-feira, 28, aos 82 anos, o ex-deputado Octávio Elísio Alves de Brito, vítima de um acidente ocorrido no dia 14, em Belo Horizonte. Ele havia acabado sair do evento “O Modernismo em Minas Gerais”, sobre o centenário da Semana de Arte Moderna, quando foi atropelado por um motociclista na avenida Afonso Pena, próximo ao Palácio das Artes. Elísio estava hospitalizado e desde sábado seu estado de saúde vinha se agravando.

Octávio Elísio Alves de Brito nasceu em Belo Horizonte Brito, em 27 de janeiro de 1940. Foi aluno da Escola Técnica de Mineração e Metalurgia de Ouro Preto e formou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia na UFOP. Depois, tornou-se professor de economia e legislação mineral na Universidade Federal de Minas Gerais e exerceu vários cargos públicos, foi secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, secretário Estadual de Educação e também de Cultura e deputado federal constituinte. Em uma avaliação do grupo dos trabalhadores que analisou o desempenho dos 559 parlamentares que atuaram nos trabalhos que resultaram na promulgação da nova Constituição, Elísio recebeu NOTA 10.

Ele ocupou ainda os cargos de presidente do IEPHA/MG, de secretário nacional do Patrimônio Histórico e, em Ouro Preto, foi presidente da FAOP.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto