Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Um dos distritos de Ouro Preto, MG, continua praticamente isolado em razão das chuvas que castigaram a região no mês de janeiro. Trata-se de Santo Antônio do Salto, localizado a 35 km de distância da sede. O povoado, com sua origem no século XVIII e com pouco mais de 1000 habitantes, teve sua principal via de acesso comprometida pelo Canal da empresa Maynart Energética.




Os ônibus estão impedidos de transitar e os moradores da localidade precisam buscar outros meios de transporte para se aventurarem em caminhos alternativos nas situações de emergência. Segundo relato dos moradores, apenas de carro ou de moto as pessoas conseguem chegar à sede do município, mas passando por outros distritos. Os acessos mais utilizados são via Lavras Novas ou Santa Rita, mas além de aumentarem consideravelmente a distância do trajeto, também não estão em condições seguras.
Os habitantes da pequena vila contam que a estrada principal que leva ao Salto não é um problema recente, sempre foi cheia de perigos, e infiltrações já haviam sido identificadas mesmo antes das chuvas. Ela foi construída há décadas pela antiga ALCAN para instalação do canal e para manutenção das usinas, hoje geridas pela empresa Maynart. Com o tempo, foi aberta a todos, mas o impasse sobre a responsabilidade de zelar pela via ainda prejudica os habitantes locais, hoje quase ilhados.
Os moradores do Salto também aguardam solução para uma terceira opção de acesso, via Passagem de Mariana sentido cachoeira do Sibrão. A Prefeitura de Mariana informou que as manutenções no trecho pertencente ao município foram concluídas ontem, terça-feira, 25, e suas equipes permanecem presentes trabalhando na estrada que leva ao distrito de Palmital.
Em nota publicada no Facebook da Prefeitura de Ouro Preto, a Secretaria de Obras anuncia que já iniciou estudos na região para buscar soluções que permitam à população do Salto um acesso mais seguro por uma possível estrada emergencial e que, no decorrer da semana, dará início aos trabalhos de topografia.
Fotos: A estrada do Salto, enviadas por um leitor.