Ouro Preto – O trecho está liberado para carros leves na MG 129, entre Saramenha e a Rancharia, o mesmo deve ser utilizado por necessidade. Ocorre que a severidade das chuvas mostrou seus resultados. O trecho apresenta um imenso desmoronamento, que além de levar uma pista num trecho de cerca de 20 metros, está num ponto entre duas montanhas, é o vertedouro natural de toda água.
Comparando o ocorrido na MG 129, com a cicatriz causada no Morro da Forca, a dimensão da estrada é provavelmente 10 vezes maior. A via liga Ouro Preto à BR 040, passando por Ouro Branco.
Toda cautela é necessária, além dos pontos de mão dupla, os buracos devem ser observados, apenas no dia 8/01 (Sábado), foram registrados 8 automóveis que chegaram com pneus furados.




A situação merece sim, a atenção de deputados estaduais e federais, o trecho apesar de ser pista simples, tem grande fluxo de caminhões de carga que atendem às diversas empresas da região, como Hindalco, Gerdau/AçoMiinas, Vale Complexo Ouro Preto, grande parte do PIB de Minas Gerais rolam por este trecho. Informações dão conta que a Hindalco está sem insumos para produção e a Vale suspendeu suas atividades na Rancharia. O trecho interditado isolou as comunidades dos distritos de Lavras Novas, Santa Rita e Santo Antônio do Salto.
Pauta da Câmara
Ontem, na primeira reunião extraordinária da Câmara, em mais uma tentativa do presidente Luiz Gonzaga preencher as duas vacâncias no plenário da Câmara. Os vereadores suplentes ocuparão as cadeiras de Renato Zoroastro e Lilian França na casa. A estrada foi assunto, tanto como motivo para não irem gerar quórum no plenário, e dar posse ao dois suplentes, como também pela sua desobstrução junto aos órgãos competentes.
Enquanto o suplente Giovane Mapa aguardava da platéia da Câmara, para ocupar a cadeira destinada ao PDT. Ele articulava com o deputado Alencar da Silveira Júnior, do seu partido, que cumpria agenda com a deputada Federal, Greyce Elias. Tendo o respaldo dos deputados, o pleito do “vereador não empossado” estava sendo atendido. Os deputados interpelaram o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem.
A situação gerou vídeo distribuído nas redes sociais, em Ouro Preto na noite de ontem, com o secretário municipal de Obras, dizendo que recebeu a informação, ao lado dele estava o vereador Zé do Binga, com militância em Santa Rita de Ouro Preto, assim como Giovane Mapa. Os vídeos podem ser vistos na página do jornal no facebook.
Na tarde de hoje, o prefeito Angelo Oswaldo informou que o trecho estava desobstruído e liberado a partir das 15h.

Diante da informação fomos apurar a situação do trecho. Num ponto a pista está sobre um desmoronamento várias vezes maior que o ocorrido no Morro da Forca. A cratera é muito alta e deve obrigar a criação de desvio. É preferível utilizar a via em caso de necessidade, além dos vários deslizamentos que se encontram no trecho.
Reportagem e Fotos: Marcelino de Castro
Publicada às 20h43