Ouro Preto – Tendo como alvo as operações da Vale na Mina de Timbopeba, os moradores da Vila Pereira fecharam o trevo de acesso. O Protesto que teria iniciado às 4h30 da manhã é motivado pela retirada de famílias das casas nas áreas denominadas com ZAS, Zona de Auto Salvamento. Os manifestantes reclamam da “forma invasiva” como foi conduzida a retirada das famílias, o fechamento de comércios, escolas e a separação da comunidade.
De acordo com a Polícia Militar, a manifestação se encerrou por volta das 9 horas e contou com a participação de aprox. 20 pessoas, moradores do distrito de Antônio Pereira. Manifestantes alegam prejuízos devido à mancha da barragem, como fechamento do clube e de uma escola, ambos na Vila Samarco.
Alegam que a Vale não negocia e não apresenta soluções. Usavam apenas faixas e cartazes.
Posição da Vale
Outro Lado- “A premissa do trabalho de cuidado com as pessoas impactadas em Antônio Pereira é o diálogo constante e construtivo com os representantes legítimos da comunidade, órgãos competentes, poder público e instituições de justiça para promover de forma justa e célere o retorno da normalidade para a vida das pessoas. Desde a evacuação, foi disponibilizado um posto de atendimento no local, que continua funcionando de segunda-feira a sexta-feira, de 8h a 17h, além de uma van móvel e uma equipe de Relacionamento com a Comunidade (RC) dedicada exclusivamente em atender as demandas dos moradores locais.
Também são realizadas rotineiramente reuniões com a comunidade, além do envio de comunicados informativos e uma central de atendimento pelo 0800 – 0310831.”
Sobre as realocações preventivas, você encontra as informações neste link:
Por Marcelino de Castro da Redação
