Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto promove curso voltado para educadores de todo o país

Ouro Preto – Hoje às 19 horas, o ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto promove o curso on-line Arte Contemporânea na Escola: desafios e possibilidades. Gratuito, o curso é voltado para professores, arte-educadores e pedagogos de escolas públicas e privadas de todo o país. O curso será transmitido por meio do canal do ia no YouTube. 

Ministrado pela pesquisadora, educadora, escritora e curadora Valquíria Prates, o curso oferece ferramentas para se pensar a arte contemporânea e fomentar a arte nos ensinos básico, fundamental e médio, aliando princípios pedagógicos e multidisciplinares a questões referentes à arte contemporânea. 

O curso está associado ao Programa Emergencial de Residência Artística – iai, residência de caráter digital que, desde fevereiro de 2021 abriga 06 jovens artistas, com o objetivo de fomentar a arte contemporânea e o trabalho de artistas durante o isolamento social promovido pela pandemia do novo coronavírus. “A ideia é que os processos criativos dos artistas imersos no Programa Emergencial de Residência Artística sirvam como microuniverso potente para a reflexão da importância da arte contemporânea nas escolas, ampliando seu lugar de apreensão para além da disciplina de educação artística. Essa experiência vai oferecer ainda, a todos os inscritos, um material didático inédito, totalmente elaborado a partir das vivências, diálogos, reflexões e trabalhos decorrentes da residência artística em voga”, conta Valquíria, que leva em seu currículo experiências na idealização e desenvolvimento de projetos arte-pedagógicos de importantes instituições do país, a exemplo do MASP, Itaú Cultural, Museu de Arte da Pampulha, Instituto Inhotim, Fundação Bienal de São Paulo, Museu Afro (Salvador), CCBB entre outras.

A ementa do curso Arte Contemporânea nas Escolas contempla reflexões sobre a importância da arte contemporânea nos currículos pedagógicos, tendo como referência as orientações da Base Nacional Comum Curricular de artes e linguagens, para o desenvolvimento de competências e habilidades culturais e críticas em diferentes fases da vida dos estudantes; o contato com vivências artísticas, recursos e estratégias de ensino híbrido das artes visuais nas escolas, a partir de materiais e programações artísticas desenvolvidas pela residência do ia; a análise de processos criativos, obras e pesquisas dos artistas participantes da residência; e a apresentação e estudo de conceitos e temáticas contemporâneas, destacando a pedagogia crítica, as manualidades, a diversidade, a inclusão e os embates entre o tradicional e o contemporâneo nas artes visuais, partindo de abordagens decoloniais da arte para a educação.

Até o momento, o ia já recebeu mais de 200 inscritos de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas no do site do ia, no endereço: www.ia.art.br. O curso Arte Contemporânea nas Escolas: desafios e possibilidades é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. 

Programa Emergencial de Residência Artística – iai

Criado pelo ia, através do iai – Instituo de Arte Interativo, seu braço digital – o Programa Emergencial de Residência Artística – iai possui hoje 06 jovens artistas residentes e tem como objetivo traçar paralelos entre manifestações regionais, próprias de artistas do município de Ouro Preto, e globais, ampliando o universo dessas práticas para o trabalho de artistas residentes no estado de Minas Gerais, além de apontar caminhos e reflexões sobre inevitabilidade atual de se produzir, observar, fruir e interagir em um contexto de distanciamento social.

 A residência se estrutura a partir de três questionamentos centrais: de que modo as plataformas digitais podem colaborar com os programas de residência artística e ajudar a criar outras formas de produzir e estar no mundo? Como as plataformas digitais podem ser utilizadas para nos auxiliar a encontrar outras temporalidades e espacialidades nos/dos trabalhos artísticos? Como a realidade digital pode evidenciar territórios invisíveis e contribuir para uma discussão decolonial, com foco em práticas artísticas atravessadas por questões sociais e políticas?

Com encontros coletivos e individuais, parte deles privados e parte públicos, no formato de lives, visando descortinar os processos inerentes às residências artísticas, o programa apontar horizontes de possibilidades não só para as residências, mas para os processos de fomento, produção e fruição da arte contemporânea na era do digital. 

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

Sediado em Ouro Preto, Minas Gerais, o ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto é uma instituição cultural sem fins lucrativos, que atua na pesquisa e desenvolvimento de projetos de curta a longa duração, se estabelecendo como uma plataforma colaborativa que busca agregar valores da diversidade social, das tecnologias digitais, da sustentabilidade e da economia criativa.

Idealizado por Bel Gurgel, presidente executiva do ia, a instituição possui quatro pilares fundamentais que estruturam suas ações, a saber, a troca, o diálogo, a desconstrução e a decolonização, que, juntos, articulam novas linguagens artísticas, integrando conhecimentos e impulsionando artistas a explorarem o significado e o impacto de suas experiências de vida em seu próprio trabalho, no território e não contato com o diferente.

Valquíria Prates

Pesquisadora, educadora e curadora, investiga modos de aprender e ensinar com as artes. Desenvolve, implanta e avalia programas públicos de educação e formação, com foco nas linguagens e manifestações contemporâneas das artes e da literatura, em parceria com museus, escolas e universidades. Autora das coleções Arte à Primeira Vista e Ligamundo, atualmente é Coordenadora de Educação e Participação do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, realizado pelo JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por Saulo Rios
Foto: Bárbara Mol

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