Ouro Preto – O feriado de finados foi ensolarado com visitas aos cemitérios da cidade e missas, com lista de presença, distanciamento e higienização das mãos com álcool em gel. A cidade também esteve movimentada pela presença de turistas.

A celebração da igreja de Nossa Senhora das Mercês e Bom Jesus da Misericórdia foi presidida pelo Padre Rosemar, coordenador da casa vocacional da Arquidiocese de Mariana, que destacou a importância de relembrar a ressurreição de Cristo. Uma lista feita com antecedência garantiu a participação de cerca de 50 fiéis na celebração.

Padre Rosemar durante celebração do dia de Findados

“A celebração do dia de hoje se reveste do caráter de saudade daqueles que já partiram e que nós amamos, mas sobretudo de confiança que nossa vida está nas mãos de Deus. Não celebramos a morte, sim a ressurreição de Cristo que a garantia de nossa ressurreição. Para quem crê em Cristo a vida não é tirada, mas transformada em vida eterna. Pois não nascemos para morrer, mas para a viver”

A movimentação de turistas também movimentou o feriado na cidade, que visitaram monumentos, igrejas e ocuparam os bares e restaurantes.

Por Marcelino de Castro
Fotos: Marcelino de Castro Diário de Ouro Preto