Mostra será exibida na Casa dos Contos de 30 de abril a 16 de junho de 2025, celebrando a história, os saberes ancestrais e resistência quilombola
Ouro Preto – A exposição “Fala Quilombo: uma palavra que tem história”, que já conquistou o público em Itabira com recorde de visitação no Museu Histórico da cidade, chega agora a Ouro Preto com uma proposta renovada: dar voz às narrativas ancestrais e iluminar a trajetória de luta e resistência das comunidades quilombolas da Bacia do Rio Doce. A mostra será exibida na Casa dos Contos entre 30 de abril e 16 de junho de 2025. Realizada pelo Instituto Fala Quilombo em parceria com a Comissão das Comunidades Quilombolas da Bacia do Rio Doce e co-realizada pelo Coletivo Palma Preta, Prefeitura Municipal de Itabira e Museu Casa dos Contos, a exposição conta ainda com o apoio institucional de importantes entidades, como a Escola de Ofícios de Mariana, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Adunifei, Ocdoce (Observatório de Conflitos e Confluências da Bacia do Rio Doce), Neabi-Unifei (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e Universidade Federal de Itajubá.

Com uma narrativa que une afeto, tecnologia, arte e militância, a exposição resgata a história viva dos quilombos da região da Bacia do Rio Doce, destacando a tradição do trabalho africano em Ouro Preto e a resistência dessas comunidades. A Casa dos Contos, localizada no coração do centro histórico da cidade, oferece um cenário de grande visibilidade, reforçando a importância da valorização das memórias, saberes, inteligência, tecnologia ancestral e culturas quilombolas em âmbito nacional e internacional.
Sobre a abertura
A cerimônia de abertura contará com a presença de lideranças quilombolas, parceiros institucionais e representantes das comunidades envolvidas. A imprensa está convidada a prestigiar o evento e a divulgar essa importante iniciativa, que celebra a cultura, a história e a resistência negra no Brasil.

Serviço:
Data da abertura: 30 de abril de 2025 às 19 horas
Local: Casa dos Contos – Ouro Preto/MG Período de visitação: 30 de abril a 16 de junho de 2025
Entrada gratuita