Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Obras esculpidas em aço pelo escultor Omar Franco estão expostas até o dia 28 de outubro, de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas, na entrada da Escola de Minas, na Praça Tiradentes.

O artista, com sua exposição “Cum Mente et Malleo”, quis render homenagem ao fundador da Escola de Minas de Ouro Preto. São 18 esculturas de grande porte, cada uma representando uma década dos 180 anos do nascimento de Claude-Henri Gorceix, que veio ao Brasil em 1874 para cumprir a determinação do imperador Dom Pedro II de criar uma Escola de Engenharia. A cidade escolhida foi Ouro Preto.

A abertura da exposição aconteceu na sexta-feira, dia 7 de outubro e o evento, que contou com a presença de várias autoridades locais, dentre elas, o Presidente Executivo da Fundação Gorceix, Cristovam Paes, o prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga, contou também com apresentações da Academia Musical da Polícia Militar de Ouro Preto e do tradicional Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo bloco carnavalesco em atividade do Brasil.

Segundo o diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior, as comemorações incluirão também a retomada das atividades do Museu de Ciências e Técnica. Os eventos celebrativos dos 146 anos da Escola de Minas e dos 180 anos do nascimento de seu fundador estão sendo realizados pela Fundação Gorceix em parceria com a Geosol e a Prefeitura de Ouro Preto.