Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Ouro Preto – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a inauguração da Galeria “Mulheres do Poder Legislativo”. A abertura da exposição aconteceu nesta terça-feira, 8 de março, conduzida pelo vice-presidente da Casa, Vereador Alessandro Sandrinho.

O objetivo da galeria é homenagear as mulheres que foram eleitas para representar a população ouro-pretana como vereadoras no Legislativo Municipal e as ex-vereadoras homenageadas foram: Lilian França, Solange Pereira, Regina Braga, Crovymara Batalha, Maria José Leandro, Amélia Dias Toledo e Eponinas Orcalina e Souza Ruas.

Maria José Leandro, que teve quatro mandatos, agradeceu a todas as funcionárias que trabalham na Câmara. “Aqui era uma família só. Foi uma experiência muito marcante”. Agradeceu aos vereadores para que houvesse a galeria das ex-vereadoras.

Regina Braga destacou que teve a oportunidade de trabalhar com as demais vereadoras homenageadas. Agradeceu ao povo de Ouro Preto pelos anos de confiança. “Foram 20 anos nesta casa legislativa, 20 anos não são 20 dias. Sempre procurei ser coerente nas minhas ações, responsável e muito batalhadora. Tenho que agradecer a Deus que me deu força para enfrentar tanta luta, não é fácil. Se fosse fácil teríamos aqui pelo menos umas duzentas mulheres, são sete apenas porque é difícil”.

A vice prefeita, pediu para as mulheres acreditarem mais “em vocês, vamos ocupar espaços, especialmente de poder, nós já conquistamos muito, e ainda há muito por conquistar, e a gente só vai vencendo as barreiras e as dificuldades, enfrentando preconceitos e o machismo, se nós tivermos mais mulheres na política, tudo passa pela política”, destacou.

Crovymara Batalha destacou a iniciativa de se fazer uma galeria de Mulheres do poder legislativo. Detentora de 3 mandatos na Câmara, Crovymara informou que das sete mulheres na galeria, Eponina Souza Ruas foi interventora e não passou pelo processo eleitoral, não teve votos. “Maria José Leandro, Amelinha Toledo e eu fomos as primeiras três mulheres, em 1992, já quase acabando o século 20, que nós conseguimos nos eleger.”

Crovymara lembrou do início de sua vida política à frente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, SindUte em 1983. “Consegui ser eleita com meu trabalho na educação e como sindicalista, então isso me orgulha de mais. Toda nossa trajetória é de luta”. Crovymara destacou ainda que tem orgulho de ser a vereadora que teve o maior número de projetos aprovados se tornando leis”.

Giovane Mapa, que é suplente de Lilian França, utilizou a fala para agradecê-la pela oportunidade de substituí-la, durante seu tratamento médico. “Espero que tenho conseguido representá-la pelo menos em parte”. Ele lembrou a luta das mulheres para que houvesse a data internacional. “Vocês representam com muita qualidade as mulheres de Ouro Preto, parabéns pelo dia de vocês, parabéns a todas as funcionárias da casa e a todas as mulheres de Ouro Preto.”

Comenda Bárbara Heliodora

Ainda na programação comemorativa da Semana Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal de Ouro Preto realizará nesta sexta-feira, 11, a entrega da Medalha “Mulher Destaque” e da “Comenda Bárbara Heliodora”. A cerimônia será realizada na Casa da Ópera Teatro Municipal de Ouro Preto às 17 horas. Serão condecoradas com a “Comenda Bárbara Heliodora” a delegada Celeida de Freitas, a reitora da UFOP Cláudia Marliére, Efigênia Sabará, Márcia Valadares e a Rede Mulheres de Vena.

Já as homenageadas com o título “Mulher Destaque 2022” são: Regina das Graças de Queiroz (in memoriam), Paloma do Carmo Magalhães, Maria Aparecida de Paula Rocha de Souza, Efigênia Gomes Correia, Maria do Carmo Coelho Viana, Elizeth de Ávila Lopes Ferreira, Stela Coimbra de Oliveira e Sônia Rodrigues Pedrosa.