Ouro Preto – O prefeito Angelo Oswaldo esteve hoje 7/12, no galpão da Acthec, em Saramenha para conferir a chegada do mobiliário novo das escolas municipais. São mesas e cadeiras paras os estudantes a partir do infantil. Foram adquiridos 5 mil kits de mesas e cadeiras. Acompanharam a visita a vice-prefeita, Regina Braga, a secretária de Educação Débora Etrusco, a secretária adjunta, Silvia Teixeira, a vereadora Lilian França e os servidores do almoxarifado da prefeitura.
Angelo Oswaldo ressaltou que as 45 escolas da cidade serão atendidas de uma vez só, foram investidos cerca de R$ 4,6 milhões e todas as escolas estão equipadas para a grande arrancada da Educação em 2023. Lembrou que a cidade tem 17 escolas em obra e disse que até o fim de sua gestão toda rede escolar será contemplada com equipamentos, reformas e valorização dos servidores da Educação.

Perguntado se era um presente para a secretaria de educação que chega no dia de seu aniversário, Angelo Oswaldo, bem humorado respondeu confirmando que é sua data natalícia, véspera do dia de Nossa Senhora da Conceição e que hoje, 8/12, participará das solenidades no Santuário pedindo bençãos para todo povo ouro-pretano, pois segundo ele foram 9 anos sem se celebrar na Matriz neste dia 8 de dezembro. “Estaremos amanhã (hoje) no Santuário de Nossa Senhora da Conceição rendendo graças pela minha vida, Deus tem sido sempre sendo generoso comigo, os amigos e o povo de Ouro Preto, sendo me dando apoio e participando comigo dessa tarefa de todos nós de melhorarmos a vida de Ouro Preto. Neste dia me sinto presenteado por ver uma conquista tão grande da Educação”, comemorou.
Regina Braga, que é professora disse que está extremamente feliz e orgulhosa da gestão da Educação. “Eu que fui vereadora muitos anos quantas escolas me pediam para fazer indicação na Câmara pedindo mobiliários novos, tinham escolas sem carteiras, sem cadeiras, fico muito feliz com mais esta entrega para a secretaria de Educação, já entregamos computadores, telas interativas, ônibus escolares”.
Débora Etrusco ressaltou que os investimentos atenderão a todas as escolas da rede municipal, em algumas escolas alguns itens serão repostos e as carteiras inservíveis serão recolhidas. “ esperamos que o ano letivo de 2023 inicia com este mobiliário novo. è um incentivo para que professores e estudantes tenham melhores condições para realizar o trabalho pedagógico. É uma satisfação imensa fazer esta entrega em 2022, para que o próximo ano letivo inicie com mobiliário novo para todas as escolas do município’, comemorou.
O mobiliário levou em consideração as séries e as idades dos estudantes, das carteiras e mesas no tamanha intermediários foram adquiridos mil conjuntos, no tamanho maior foram 3.295 carteiras; 450 trapézios mesas coletivas para a educação infantil; 343 mesas para os professores e 28 refeitórios infantis que devem ser direcionados inicialmente para as creches. Segundo Silvia Teixeira, secretária adjunta de Educação, todo material atende ao modelo defendido do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE).

Por Marcelino de Castro
Fotos: Ane Souz