OURO PRETO – O Coletivo de Mãos Dadas e a Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto, FAMOP, realizam neste sábado, 9 de abril, das 9h00 às 11h30, o DRIVE THRU SOLIDÁRIO, um projeto que visa arrecadar doações para as famílias em situação de vulnerabilidade em Ouro Preto.
Um ponto de coleta será montado na Praça da Estação, onde as equipes das duas entidades estarão recebendo alimentos e materiais de higiene para serem encaminhados aos que mais necessitam.
O trabalho do ‘Coletivo de Mãos Dadas’ começou durante a pandemia, quando profissionais autônomos, servidores públicos, comerciantes e especialistas da área jurídica se uniram para promover atendimentos, tanto na sede como nos distritos, e também levar alimentos e contribuir no orçamento doméstico das famílias de baixa renda e as pessoas em situação de risco. O projeto também reúne itens básicos (enxovalzinho) para serem doados às mães de recém nascidos do município. O grupo também contribui com o brechó da Casa Escola de Antônio Pereira, que ajuda na geração de renda de várias famílias.
CONEXÃO DO BEM
O presidente da FAMOP Luiz Carlos Teixeira explica que DRIVE THRU SOLIDÁRIO é mais uma iniciativa da chamada ‘Conexão do Bem’, “um trabalho silencioso e sistemático que reúne diversas instituições sérias que, no período da pandemia, desenvolviam trabalhos isoladas”, mas que se uniram com o objetivo de ampliar o alcance das ações e beneficiar um número maior de famílias. Segundo Luiz, também integram a conexão os sindicatos Assufop, Sind-UTE, Adufop e Sinasefe, a OAB Ouro Preto, o SIAME, a Sociedade São Vicente de Paula, a Paróquia do Pilar, o Centro Cultural da Piedade, o Coletivo Mulheres do Morro, a Irmandade de São Sebastião, a Pastoral Afro-brasileira, a Rede do Bem, a Comissão Ouro-pretana de Folclore, a Associação dos Moradores dos Bairros São Cristóvão, as Associações Comunitárias do Padre Faria e do Morro São Sebastião, e também o Grupo Assistencial Auta de Souza, o Congado de Nossa Senhora das Graças, a Central Única das Favelas, o Lar Espírita São Francisco de Assis de Cachoeira do Campo, o Terço dos Homens, o Grupo Espírita a Caminho da Luz e a Unegro.
Todas as doações arrecadadas na manhã deste sábado, na Praça da Estação, no DRIVE THRU SOLIDÁRIO da FAMOP e do Coletivo de Mãos Dadas, serão prontamente encaminhadas “aos atingidos pela pobreza, pelo desemprego e pela falta de oportunidades, nos bairros da periferia da cidade, distritos e localidades municipais”, reforça o presidente Luiz Carlos.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto