Será realizado na próxima quarta-feira, dia 05/11 uma apresentação e visita de campo na RPPN-Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Nascer, onde cerca de 100 alunos das escolas municipais Doutor Pedrosa e Monsenhor Rafael, localizadas respectivamente nos distritos de Santo Antônio do Leite e Miguel Burnier/Ouro Preto, participaram da construção do “Catálogo de Espécies da Fauna e Flora-Ouro Preto”, ao longo de 2 anos (2024 e 2025). 

Com apoio da equipe técnica do Instituto Pé de Urucum, direção e professores, foram realizados registros de 160 espécies na região de entorno das escolas e na RPPN-Reserva particular do Patrimônio Natural-Fazenda Nascer, no distrito de São Bartolomeu.

Segundo Derza Nogueira, coordenadora do projeto realizado pelo Instituto Pé de urucum, o objetivo foi promover a conscientização dos estudantes do ensino fundamental, de seus respectivos educadores e, indiretamente, dos moradores, por meio de levantamentos e estudos da biodiversidade com base na observação coletiva, no fortalecimento do sentimento de pertencimento, no entendimento do ambiente em que vivem e nas consequências decorrentes da não conservação ambiental/patrimonial.

O evento está programado para iniciar-se às 9:30, h com recepção e boas-vindas aos convidados, seguido de apresentação dos produtos do projeto (Catalogo Físico, Catálogo Virtual/continuidade das ações de registros pós-projeto e apresentação de divulgações nas mídias sociais). Após as apresentações, os convidados percorrerão uma pequena trilha conhecendo pontos onde foram instaladas armadilhas fotográficas que registraram diversas espécies que passam e se abrigam na região. Após o retorno haverá uma breve roda de conversa e impressões sobre o projeto, com encerramento previsto para as 14:30 H.

E nos dias 18 e 19 de novembro o Catalogo de Espécies da Fauna e Flora será lançado nas duas escolas participantes com a realização de um Seminário final. 

Um projeto surpreendente que foi realizado pelo Instituto Pé de Urucum e contou com apoio da Plataforma Semente-CEMAIS-Ministério Público de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, da RPPN Fazenda Nascer e das Escolas Municipais Monsenhor Rafael de Miguel Burnier e Doutor Pedrosa de Santo Antônio do Leite.