Cerca de mil cães e gatos devem ser atendidos durante o 3º Mutirão de Castração. Promovida pela Prefeitura de Ouro Preto, a ação teve início na última semana e segue até 30 de julho, com o objetivo de promover o controle populacional de animais domésticos e prevenir doenças. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde, no bairro São Cristóvão, ou de forma online, por meio de formulário.

Até sábado (28), os animais cadastrados serão atendidos no Caminhão da Castração, que está estacionado na Praça da Estação. Na primeira semana de prestação do serviço, mais de 150 pets passaram pelo procedimento. A partir de segunda-feira (30), o mutirão acontece no distrito de Cachoeira do Campo, para contemplar as demandas da região.

A confirmação do agendamento e a data da cirurgia é realizada pela equipe da Zoonose, pelo telefone (31) 99674-8937. Para garantir a segurança do animal, é fundamental que o tutor siga as orientações pré-cirúrgicas, como jejum, avaliação de condições clínicas. Não é recomendado o procedimento em fêmeas que estejam no cio.

Prevenção de zoonoses

Além do controle de animais, a castração é benéfica porque previne doenças que, inclusive, podem ser transmitidas para os humanos. Em Ouro Preto, a esporotricose, que é um tipo de micose, tem apresentado um crescimento significativo.

“A esporotricose é uma zoonose que afeta principalmente os felinos. A castração auxilia porque os animais deixam de circular em busca de parceiros, o que quebra a cadeia de transmissão”, explicou a médica veterinária Beatriz Corradi, que integra a equipe da Zoonoses e do Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA).

A profissional também ressaltou que o procedimento previne complicações reprodutivas e outras doenças, como infecções uterinas e tumores. No 2º Mutirão de Castração, realizado em abril, 1.210 pets foram atendidos.

Serviço:

3º Mutirão de Castração

Secretaria Municipal de Saúde: Rua Mecânico José Português, nº 240 – São Cristóvão

Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuu8ywZzuSnZ6-REeiqokOcdk1fkNWc6_9kOWC6VrxlAqv7A/viewform

Fonte: Assessoria Prefeitura de Ouro Preto