Ouro Branco – O prefeito Sávio Fontes e equipe da Secretaria de Saúde anunciaram em entrevista coletiva realizada na terça-feira, 08/07, o mais novo serviço oferecido à população, a telemedicina. O serviço será inicialmente implantado nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Luzia Augusta, São Francisco, João Gote e Olaria. A meta é zerar filas e garantir mais agilidade e eficiência nos atendimentos médicos. Também foram apresentaram os resultados alcançados pela saúde no primeiro semestre de 2025.
Participaram da coletiva a vice-prefeita, Sônia Felix, o secretário municipal de Saúde, Wellington Coelho, o diretor técnico do Hospital Raymundo Campos, Dr. Luís Paulo Goulart, a coordenadora da Atenção Primária, Magaly Magalhães, o represente da Call Med, Juan Ramos e o líder de Governo na Câmara, Vereador Nelinho do Esporte.
Conforme o prefeito, a iniciativa representa uma inovação ao permitir a realização de consultas médicas à distância, por meio de plataformas digitais, com profissionais capacitados. Sávio Fontes esclareceu que o serviço está sendo implantado de forma gradativa, com a intenção de estendê-lo a outras Unidades Básicas de Saúde, conforme a demanda e a estrutura de cada região.
Para Sávio ampliar o atendimento médico é cuidar de Ouro Branco. A telemedicina é uma das ações para somar e melhorar os índices municipais da saúde. Ele destacou também a Telemedicina como uma alternativa para agilizar a renovação de receitas, a emissão de atestado médico, por exemplo. O prefeito frisou que Ouro Branco é a primeira cidade da região a contar com esse serviço na rede pública de Saúde.
A vice-prefeita, Sônia Félix, lembrou que a Telemedicina dará qualidade de vida para as mulheres que são, muitas vezes, as acompanhantes e as cuidadoras de muitos pacientes. Com a agilidade da Telemedicina precisarão de menos tempo para conseguir o atendimento, com o pediatra, por exemplo. Ela comemorou que Ouro branco saiu na frente “como mulher também eu falo que realmente sei o que é ficar no hospital por 3h, 4 horas, na fila esperando atendimento com uma criança e muitas vezes, a gente sabe que não tem um lanche para crianças. Essa Telemedicina vai ajudar muito. Estou realmente muito feliz com isso”, explicou a vice-prefeita de Ouro Branco.
Segundo o Diretor Técnico do Hospital Raimundo Campos, Luiz Paulo Goulart, a telemedicina “é muito importante porque visa desafogar os atendimentos de urgência, emergência, proporcionar uma maior facilidade, acesso do munícipe aos atendimentos mais rápidos, para consultas mais simples. A telemedicina vem com essa possibilidade de atendimento generalistas, aquela receita que precisa renovar. É às vezes aquela gripe que não tem nenhum sinal de alarme”.
Dr. Luiz Paulo Goulart explicou também que os pacientes tem o direito de serem atendidos presencialmente e que a telemedicina será um avanço para a saúde pública na cidade.
O representante da Call Med, empresa que atenderá via Telemedicina, Juan Ramos, explicou que os valores das consultas estão hoje abaixo dos valores estabelecidos pelo SUS, gerando economia para o município, além de poder auxiliar na redução de viagens para consultas com especialistas em Belo Horizonte. A empresa tem contrato de 12 meses e as consultas já iniciaram. O Serviço é prestado para o Estado do Espírito Santo.
Ampliação Ambulatorial – Um dos principais avanços foi o aumento expressivo nas consultas ambulatoriais especializadas. No primeiro semestre de 2024, foram realizados 8.821 atendimentos. Já no mesmo período de 2025, esse número saltou para 11.082, representando um crescimento de 25,6%.
Ginecologia e Obstetrícia – O ambulatório da especialidade passou a funcionar também aos sábados, além de receber reforço na equipe durante a semana, ampliando o acesso às mulheres do município.
Cirurgias Vasculares – Um marco importante foi a retomada das cirurgias vasculares no Hospital Raymundo Campos, que estavam paralisadas há meses.
Pronto Atendimento – De janeiro a junho de 2025, o Hospital Raymundo Campos realizou mais de 36 mil atendimentos de urgência e emergência, com uma média superior a 6 mil atendimentos mensais. Esse número é significativamente superior à média nacional para municípios de porte semelhante, que varia entre 9 mil e 14 mil atendimentos por semestre.
Por Marcelino Castro
Foto: Assessoria Prefeitura de Ouro Branco


