Ouro Preto – O 1º Fórum Regional de Diversificação Econômica será realizado nos dias 29 e 30/01, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Nesta quarta-feira, 21/01, o evento foi apresentado à imprensa na Associação Comercial, com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, do deputado estadual Leleco Pimentel, do Secretário de  Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra. 

A proposta do Fórum é debater como ampliar horizontes econômicos, fortalecer vocações locais e construir um ambiente mais equilibrado, resiliente e conectado com o futuro. 

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, ressalta que a Diversificação da economia é uma pauta importantíssima na vida socioeconômica de Ouro Preto e presente na ordem do dia de vários municípios da nossa região. “Acolheremos em Ouro Preto o Fórum Regional de Diversificação Econômica. Todos os municípios estão convidados a debater todos os temas que vão nos indicar o caminho correto para aprimorar cada vez mais essa diversificação que nós já alcançamos de maneira fantástica em Ouro Preto, mas queremos consolidar e ampliar cada vez mais”.

“Para Ouro Preto, receber o Fórum Regional de Diversificação Econômica é uma oportunidade estratégica. Esse espaço qualifica o diálogo, aproxima o poder público dos empreendedores e ajuda a dar visibilidade a demandas reais do território. Como gestão, acreditamos que ouvir, planejar e construir junto é fundamental para transformar desafios em políticas públicas e ações concretas. O Fórum contribui diretamente para esse caminho”, enfatiza Felipe Guerra.

Para o gestor da ADOP, Vandeir Assis, o debate sobre a diversificação econômica do município e da região precisa ir além das expectativas imediatas e se apoiar no real potencial do território. Segundo ele, Ouro Preto já conta com uma política pública consolidada e com uma governança reconhecida, cujo principal diferencial é o trabalho desenvolvido em rede. “Não há o que reinventar. O desafio está em identificar, fortalecer e apoiar as iniciativas que já nascem da vocação local”, destaca.

O Fórum integra uma agenda estratégica que busca provocar reflexões, estimular o diálogo e construir soluções a partir da realidade local, reconhecendo a diversidade econômica, cultural, ambiental e produtiva dos territórios. Mais do que um espaço de palestras, o FRDE se consolida como um ambiente de escuta, troca de experiências e articulação entre setores, fortalecendo redes e apontando novas rotas para a economia regional.

Amarildo Pereira, idealizador do FRDE | MG e presidente do Instituto Fórum, reforça que: “a dependência de uma única atividade econômica exige diálogo urgente e decisões bem construídas. O FRDE nasceu justamente para colocar à mesa os atores certos, discutir soluções possíveis e provocar ações eficazes, conectadas às demandas reais do território. Acredito muito no potencial do Fórum para transformar conversas em ações concretas.”

Programação

Dia 29, a partir das 13h, o 1º FRDE | OP abre espaço para o 1º Fórum Municipal de Empreendedorismo Feminino | Ouro Preto, uma realização da EmpreenDelas, com o tema “Estrelas que Inspiram”. Um espaço que visa destacar as mulheres empreendedoras, valorizar suas trajetórias locais e as fortalecer como agentes do desenvolvimento econômico, conduzido pela vice-presidente da Associação EmpreenDelas, Heliene Vieira.

Na sequência, a partir das 17h30, acontece a abertura oficial do 1º Fórum Regional de Diversificação Econômica | Edição Municipal Ouro Preto. A programação técnica é estruturada à partir dos eixos do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), que inclui a apresentação do Plano, debate sobre o ambiente tributário, apresentação institucional da Vale, a Palestra Magna e algumas novidades para a região dos Inconfidentes.

Dia 30, as atividades se iniciam às 8h e aprofundam temas estratégicos como turismo e economia criativa, desenvolvimento rural, instrumentos aplicados à inteligência territorial, bancos comunitários e moedas sociais. O período da tarde será dedicado às oficinas temáticas sobre empreendedorismo e inclusão produtiva, agropecuária e economia verde, tecnologia e inovação.