Mariana – O prefeito Juliano Duarte se reuniu na manhã, desta terça-feira, 26/08, famílias com renda de até R$ 2.850,00, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) e interessadas em participar do Programa Minha Casa Minha Vida. O ato contou com a presença do deputado federal Leonardo Monteiro, do presidente da Habitaemg, Maycon Delfino, pelo vice-presidente da Câmara de Mariana, Maurício da Saúde, pelo líder de governo na Câmara, Manoel Douglas “Preto do Cabanas”, o vereador Fernando Sampaio, Vereador Ronaldo Bento e pelo secretário municipal de Habitação, Tenente Freitas.
O prefeito Juliano Duarte destacou que cumpriu as exigências do programa como nomeação do Conselho de Habitação e o aporte ao Fundo Municipal de Habitação.Ele explicou que já tem lei aprovada na Câmara para realizar a infraestrutura do terreno, com área de 331 mil m², com drenagem, água, esgoto e luz.
Segundo o prefeito, a infraestrutura é importante para que Mariana possa ser habilitada. Juliano ressaltou que de acordo com o programa Minha Casa Minha Vida, cidades com até 100 mil habitantes podem ser contemplados com a construção de 200 casas.
Juliano Duarte destacou a presença do Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) para defender a habilitação do Município de Mariana para receber as casas. Mostrando que criou secretaria, conselho e fundo de Habitação. “ A gente tá fazendo nosso papel, são etapas, estamos subindo degrau, por degrau, para quem sabe muito breve a gente possa anunciar, tenho colocado muita energia, é prioridade”, comentou.
Para Juliano, 200 moradias não é o número ideal para suprir a demanda, mas já é uma melhoria de vida para as famílias, que sairão do aluguel. Disse que a prefeitura tem o programa de reformas, e que é emocionante poder entregar uma casa para uma família.
O evento fundamental serviu para apresentação do programa, suas etapas, critérios de participação e as próximas ações previstas.
As dúvidas sobre o programa Minha Casa Minha Vida podem ser tiradas a partir de segunda-feira 01/09/2025, na Secretaria de Habitação e Zeladoria, que auxiliará quem precisar a fazer o cadastro.
Por Marcelino Castro


