Por Angelo Oswaldo
Apoiar o desenvolvimento de Ouro Preto é assegurar a prosperidade desejada pela população. Tudo passa por um sistema bem estruturado de estímulos a iniciativas que resultem em benefícios para todos. É assim que chegamos à tarifa única de 2 Reais para o transporte coletivo na cidade e nos distritos, depois de termos garantido a tarifa de 3,35 por meio de subsídio, desde junho de 2022. A contrapartida da Prefeitura permite que todos paguem menos e o Município ganhe mais, com o incremento e aceleração da vida econômica pela maior circulação das pessoas e expansão do comércio.
Essa conquista do cidadão e da cidadã no preço da passagem corresponde ao êxito alcançado no serviço de saneamento básico. Por meio de negociação política da Prefeitura, fazendo valer os direitos da população, e do subsídio destinado à empresa concessionária, as tarifas praticadas pela Saneouro baixaram bastante. Dessa maneira, os usuários do sistema absorveram o pagamento, quebrando o tabu e viabilizando o serviço, de tal modo que no ano passado já não se registrou a falta de água recorrente no abastecimento da cidade.
Outros incentivos são propostos a fim de que surjam mais empregos e a renda seja ampliada. É o caso dos pólos empresariais criados em Antônio Pereira e Cachoeira do Campo, com a concessão de terrenos e edificações a empresas que neles se instalam. Ao mesmo tempo, a força política da Prefeitura contribui para soluções positivas, como a vinda da AcTech como sucedânea da antiga ALCAN e do grupo português Vila Galé para transformar as ruínas do Colégio Dom Bosco num dos melhores hotéis de Minas Gerais.
Projetos estruturantes estão previstos visando um futuro próspero para Ouro Preto. A implantação do Paço da Misericórdia, após a construção da nova Escola Padre Carmélio, a revitalização do espaço da Fábrica de Tecidos, a criação do Parque Tecnológico da Fundação Gorceix, o centro sócio-cultural do Vira-Saia, as parcerias com a UFOP, as atividades da Secretaria e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, a solução do impasse do Morro da Forca e do plano de contenção de encostas, os projetos habitacionais e o programa da Secretaria de Obras demonstram que planos e resultados estão em sintonia com as aspirações ouro-pretanas.
O ritmo dos trabalhos na educação e na saúde comprovam o acerto do governo municipal nas metas traçadas. Ouro Preto comemora não só o seu aniversário, nestes 314 anos da criação de Vila Rica, mas também a conquista de tantas realizações. Uma fase de paz e prosperidade, em época de tamanhos conflitos, confirma o rumo que escolhemos.
.
Foto: Luccas Castro


