Mariana – O prefeito Juliano Duarte chegou dirigindo uma retroescavadeira no Centro de Convenções, nesta terça-feira, 20/01, o município recebeu cinco equipamentos que serão utilizados na manutenção dos 1.200 quilômetros de estradas vicinais. A entrega foi marcada por um cortejo que saiu do Terminal Rodoviário em direção ao Centro de Convenções, passando por pontos tradicionais da cidade, como o Terminal Turístico.
Participaram da entrega os vereadores Valmir do Gesso, Ítalo de Majelinha, Zezinho Salete e Ronaldo Bento; o secretário de Transportes e Estradas Vicinais, Fabiano Xavier; os secretários Eduardo Batista (Patrimônio Cultural e Turismo) e Antônio Marcos Alves de Freitas (Habitação e Zeladoria da Cidade); o procurador-geral do município, Emerson Freitas; o secretário de Segurança Pública, Ramon Magalhães.
Os equipamentos foram viabilizados por meio do Consórcio Público para Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce) e repassados pelo Governo do Estado, dentro do acompanhamento das ações voltadas aos municípios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão.
Ainda dentro da retroescavadeira, Juliano Duarte, explicou que conquista é fruto da luta do Fórum de prefeitos junto ao Governo de Minas. Ele ressaltou que a muitos anos a prefeitura não moderniza sua frota, com o maquinário próprio a prefeitura irá economizar na locação. “É um grande ganho, vai dar manutenção nas nossas estradas rurais, Mariana tem 1.200 km², além de atender também os produtores rurais”.
De acordo com Juliano Duarte, apenas o aluguel de uma patrol motoniveladora, custam cerca de R$ 40 mil ao mês, “agora é equipamento próprio, quando a gente economiza sobra dinheiro, sobrando dinheiro vamos fazer investimentos para a qualidade de vida da nossa população[…] Vamos estar na condição de dar um acesso mais rápido, para quem depende de escoar sua produção rural, os alunos que dependem de uma estrada segura para chegar até as escolas e também para vir a cidade de Mariana. Então significa, hoje, economia, responsabilidade e trabalho”
Juliano Duarte destacou que os 5 equipamentos tem custo que em torno de R$ 5 milhões, sendo fruto da mobilização dos prefeitos do Coridoce, que mobilizaram e solicitaram ao governador os equipamentos. O Coridoce composto por são 49 prefeituras, será presidido por Juliano a partir deste mês. “Com muito orgulho, vou assumir para os próximos 2 anos, e através do consórcio vamos estar tratando de mais benefícios para os municípios que fazem parte”, enfatizou o prefeito de Mariana.
Zezinho Salete (PSDB) foi o primeiro vereador a falar, ele ressaltou a importância do maquinário, parabenizou todos os envolvidos na conquista.
Ítalo de Majelinha (PSB) ressaltou que o município tem muitas estrada e que essa entrega vai “contribuir muito para que a gente possa cuidar dos nossos munícipes, possa cuidar de nossas estradas, para que todos tenham acesso digno às suas propriedades, para que a gente possa transitar, que todos possam vir até a cidade, em fim todas as ações nesse sentido são muito importantes”.
O vereador Walmir do Gesso (PSB) frisou que as demandas da área rural são grandes, que o maquinário vai reforçar a importância desse serviço de manutenção das vias.
Ronaldo Bento (PSDB) ressaltou a economia que será gerada com a redução da locação das máquinas, ressaltou o esforço do prefeito em busca do benefício.
Saiba mais – Com a nova entrega, a Secretaria Municipal de Transportes e Estradas Vicinais passa a contar com mais uma motoniveladora, um rolo compactador, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa. Os maquinários serão utilizados na manutenção das estradas que ligam distritos, subdistritos, localidades rurais e a sede do município, ampliando a capacidade de atendimento às demandas da população.
A melhoria das estradas vicinais é considerada estratégica para Mariana, uma vez que garante melhores condições de deslocamento, facilita o transporte da produção agrícola, amplia o acesso a serviços públicos e contribui para o desenvolvimento de diversos setores da economia local.


