Neste final de semana, Mariana celebra a Independência do Brasil com os tradicionais desfiles cívicos das escolas municipais. O evento reunirá estudantes, famílias e toda a comunidade em diferentes localidades do município, reforçando valores de cidadania, respeito e amor à pátria.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Educação, convida toda a população a prestigiar os alunos, professores e equipes escolares que se dedicaram com empenho aos preparativos. Os desfiles são uma oportunidade de integração da comunidade e de valorização da escola como espaço de formação cidadã.

Desde o início do ano, a rede municipal também conta com o Momento Cívico, instituído pela Portaria nº 02/2025, publicada em 17 de fevereiro. A iniciativa prevê a realização semanal, em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental I e II, da execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Município de Mariana. O objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho pela cidade e promover o respeito pelos símbolos nacionais, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e engajados com a identidade local.

Programação dos desfiles

06/09 – Goiabeiras

Horário: 8h

Local: Rua Cuiabá

06/09 – Cachoeira do Brumado

Horário: 7h30

Saída: Adro da Igreja Matriz Sra. da Conceição

Término: Escola Municipal Aníbal de Freitas

06/09 – Passagem de Mariana

Horário: 8h

Saída: Tempo Integral

07/09 – Santa Rita Durão

Horário: 8h30

Local: Praça da Matriz, em frente ao anexo do Tempo Integral

A programação completa também pode ser acompanhada nos canais oficiais da Prefeitura de Mariana.

Vice-Reitora da UFOP será a oradora oficial da solenidade de 7 de Setembro

Ouro Preto – A solenidade cívica da independência do Brasil está programada para iniciar às 8 horas do próximo domingo, 7/09, com a participação de estudantes das escolas municipais e estaduais na Praça Tiradentes. Com o tradicional desfile das fanfarras. Este ano, a Vice-Reitora, Roberta Froes será a oradora oficial da solenidade que comemora os 203 anos da independência do Brasil. Por Marcelino Castro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 × five =