Indenização ainda não foi definida

A mineradora inglesa BHP foi condenada pelo Tribunal Superior de Justiça de Londres, nesta sexta-feira (14/11), pelo rompimento da Barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. A empresa é acionista da Samarco, responsável pelo desastre.

Não foi divulgado o valor da indenização que a empresa terá de pagar.

Segundo a decisão da Justiça inglesa, “o risco de colapso da barragem era previsível. Diante dos sinais óbvio de rejeitos saturados e contrativos e de números incidentes de infiltração e fissuras, foi imprudente continuar a elevar a barragem ao longo do alinhamento do recuo de ausência de uma análise escrita adequada da estabilidade do recuo e dos riscos associados”.

A análise feita no documento informa que um teste de estabilidade teria identificado fatores de segurança. 

“É inconcebível que uma decisão tivesse sido tomada para continuar a elevar a altura da barragem nessas circunstâncias e o colapso pudesse ter sido evitado”.

No segundo semestre de 2026 haverá nova audiência sobre o caso, que deve estipular a multa que a BHP terá de pagar.

Dez anos

No último dia 5 de outubro, a tragédia em Mariana completou dez anos. O rompimento da Barragem de Fundão despejou toneladas de dejetos provenientes da mineração e contaminou rios. Também atingiu municípios próximos e matou 19 pessoas.

Fonte: Agência Brasil

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, realizará hoje, às 11h30, uma coletiva de imprensa – com transmissão ao vivo em suas redes sociais, para tratar da decisão divulgada na manhã desta sexta-feira pelo Tribunal Superior de Londres, que condenou a BHP Billiton – uma das acionistas da Samarco – pela tragédia do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015, matando 20 pessoas.

A decisão integra a primeira etapa do processo, que trata exclusivamente da responsabilidade da empresa.

A coletiva trará informações detalhadas sobre os próximos passos, impactos da decisão e posicionamento oficial do município de Mariana.

Serviço:
Data: 14 de novembro, hoje
Horário – 11h30
Transmissão ao vivo pelas redes sociais do prefeito Juliano Duarte – @juliano_duarte

Foto: José Cruz/Agência Brasil