De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição do Festival Tudo é Jazz que, em 2025 conta com shows de Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings, Cliver Honorato, Dixieland, Willian Evans Trio e muito mais.  

A curadoria é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor cultural, Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação. O Tudo é Jazz é realizado pela New View Entretenimento e Comunicação, é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Gerdau, é patrocinado pela Vivo e tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Rede Minas. O patrocínio da Gerdau e da Vivo é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Essa edição homenageia as cantoras Ella Fitzgerald e Dolores Duran. “É uma grande honra homenagear essas duas mulheres fortes e marcantes para a história do jazz, e estar de volta a Ouro Preto celebrando os 23 anos de trajetória do primeiro festival de jazz de Minas Gerais. É um privilégio estar à frente desse projeto e proporcionar ao nosso público uma programação 100% gratuita e democrática”, explica Rud Carvalho. 

Após Ouro Preto, o Tudo é Jazz será realizado também de 15 a 17 de agosto em Itabirito; 23 e 24 de agosto em Congonhas; 13 e 14 de setembro em Ouro Branco; e de 19 a 21 de setembro em Grão Mogol.

Exposição

Parte importante da programação, o Festival apresenta, ainda, a exposição “Ella & Dolores”, um encontro imaginário entre duas gigantes da música de dores e amores e encantamento: Dolores Duran e Ella Fitzgerald. Fica em cartaz na Casa de Gonzaga de 7 a 10 de agosto, também com entrada gratuita. Com direção criativa de Ronaldo Fraga, o fotógrafo Rodrigo Januário assina o ensaio que imagina encontros possíveis entre as divas nos bastidores da vida: mesas de botequim, salões de beleza, igrejas e quartos de solidão sonora. 

A cenografia é assinada pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg.  “Meu coração sempre pulsou mais forte fazendo a direção gráfica e criativa do Tudo é Jazz, mas, nesta edição, além do coração, minha alma está cantando com Ella e Dolores! O desafio vai ser transportar o público para ambientes do tempo delas através de suas vozes e composições”, explica.

Workshops


Além dos shows e da Exposição, o Tudo é Jazz vai oferecer alguns workshops musicais em Ouro Preto também. No dia 08/08, Gustavo Figueiredo ministra “Arranjos, Harmonia e Improvisação”, enquanto Rodrigo Rios fala sobre o cenário da música no Brasil e no mundo, assim como carreira musical – com enfoque no jazz. Já no dia 09/08, Willian Evans Trio (EUA) apresenta um workshop sobre Jazz Trio. Todas elas acontecem na Casa da Ópera e não é necessário fazer inscrição, basta comparecer nos horários das oficinas. A programação completa pode ser acessada no  www.tudoejazz.com.

PROGRAMAÇÃO: Ouro Preto: de 07 a 10 de agosto

DataHorárioLocalArtista
07/0821hCasa de GonzagaJuiz Moreira
08/0718hCasa da ÓperaPlinio Pianista
19hPraça TiradentesSelecionado edital –
Duo Sangue Latino
20h30Praça TiradentesThe Velvet Kings
22hPraça TiradentesNando Reis
09/081h às
4h
Centro Acadêmico da Escola
de Minas – CAEM
DJ Calixto + Nós Nus
13hPraça Reinaldo Alves de BritoDixieland
15hLargo do RosárioWilliam Evans Trio (EUA)
16h30Largo do RosárioLívia e Fred
18hCasa da ÓperaCorpo Cidadão
19hPraça TiradentesSelecionado edital –
Trio Choro Negro
20hPraça TiradentesCliver Honorato
22hPraça TiradentesIzzy Gordon e Big Band –
Tributo Ella e Dolores
10/081h às
4h
Centro Acadêmico da Escola
de Minas – CAEM
DJ Bella la Pierre
+ Orquestra Mineira de Brega
13hPraça Reinaldo Alves de BritoCortejo Radiant Jazz Band
15hLargo do RosárioCamila Rocha
16h30Largo do RosárioFiló Machado

Outras cidades:


Itabirito: de 15 a 17 de agosto
Congonhas: 23 e 24 de agosto
Ouro Branco: 13 e 14 de setembro
Grão Mogol: 19 a 21 de setembro

Fonte: Assessoria Tudo é Jazz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

two × five =