Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará manifestações no TRF-6 em Belo Horizonte, em Bento Rodrigues/Mariana e em Vitória no Espírito Santo reivindicando reparação para atingidos não reconhecidos
Ouro Preto – O coordenador do Movimento Atingidos por barragens (Mab) Joceli Adrioli, confirmou nesta quarta-feira, 29/10, que a entidade prepara manifestações em Belo Horizonte, Mariana e Vitória (ES) para marcar os 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração. Ele estava de turismo com a família, quando foi entrevistado na praça Tiradentes. Em Mariana, com o apoio da Arquidiocese, serão realizados atos nos dias 5 e 9 de novembro.
Na próxima quarta-feira, 5/11, às 10 horas, os atingidos realizarão visita ao distrito de Bento Rodrigues, uma caminhada será realizada da Igreja das Mercês, até as ruínas da Igreja de São Bento, onde, segundo padre Marcelo Santiago será instalada uma cruz “lembrando esse crime, a morte das pessoas e a destruição, com o mar de lama da nossa Bacia do Rio Doce”.
No dia 9/11, a 8ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, será realizada em Mariana, com a participação dos atingidos das Dioceses das cidades mineiras atingidas pelo rompimento.
Joceli Andrioli ressaltou que a repactuação foi realizada com o esforço das instituições de justiça e do presidente Lula, “mas um acordo que não alcança a reparação integral que preocupa muito o movimento”, por isso a entidade se prepara manifestações em Belo Horizonte no Tribunal Federal da 6ª Região (TRF6), no dia 10/11, quando serão apresentadas as insuficiências apontadas pelo MAB na reparação, “como famílias que não foram reconhecidas no acordo, que não tiveram direito à participação, mas também valorizar as coisas importantes da repactuação, que tem programas muito importantes como de Saúde, de renda que são fundamentais coordenados pelo governo federal”.
O coordenador frisou que a visita ao TR6 também será um momento para cobrar as ações do governo de Minas. Joceli questiona a compra de avião, com recursos dastinados à repactuação, “é um absurdo, vamos fazer um grande protesto em BH lembrando esse marco dos 10 anos”.
Segundo Joceli Andrioli, o MAB lançará movimento mundial dos atingidos por barragens, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), realizada este ano no Brasil, em Belém do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. “Será um encontro com 62 países, lançando um movimento mundial dos atingidos tanto por barragens, como por crimes socioambientais, como pela crise climática que tem aumentado muitos problemas em todas as áreas”.
Programação da Romaria:
04/11 – Preparação para as missões populares que serão realizadas entre os dias 05 a 08 de novembro.
05/11 – Ato em memória aos 10 anos do crime (Bento Rodrigues às 10h)
06/11 – Entrega das mudas nativas personalizadas (MG 262 – Em frente à EFA Paulo Freire)
08/11 – Vigília (Catedral da Sé em Mariana às 19h)
09 de novembro de 2025 (domingo)
6h – Acolhida dos romeiros e romeiras Praça dos Ferroviários
8h – Início da Romaria – Caminhada até a Praça Minas Gerais
13h – Almoço
Por Marcelino Castro


