Nesta quinta-feira, 18 de novembro, serão escolhidos, em sessão virtual, os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Ouro Preto, o COMPIR/OP. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 18/08 e as entidades interessadas em participar do pleito tiveram até o dia 8/11 para se inscreverem.
Segundo o o atual presidente do COMPIR/OP, o pedagogo Adilson Pereira dos Santos, os conselhos são espaços nos quais a sociedade civil interfere de forma proativa nas políticas públicas: “A participação em conselhos é sempre muito importante e, no caso do COMPIR/OP não deixa de ter essa mesma relevância”.
Segundo ele, a nova composição do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Ouro Preto foi recentemente alterada e “houve mudanças expressivas, dentre elas, a inclusão de um representante da Diretoria de Promoção de Igualdade Racial”, setor vinculado à Secretaria de Cultura do Governo Municipal. Adilson Pereira dos Santos é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI da Universidade Federal de Ouro Preto. Ele também exerce hoje o cargo de pró-reitor de Graduação da UFOP.
A eleição virtual, no dia 18/11, acontece às 14h30 em plataforma digital, e os conselheiros escolhidos atuarão na elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação da política pública local de igualdade racial até o ano de 2023.
Por Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto