Ouro Preto – O domingo foi animado com a presença de turistas, os quais puderam visitar as igrejas. A feira de pedra sabão reabriu ontem. Em Lavras Novas o fluxo de turistas também foi grande, neste dia 2/05, houve policiamento. A micro região dos Inconfidentes retornou à “Onda Vermelha”, do Minas Consciente, o comércio e o turismo já perceberam a mudança.
O último domingo antes do dia das mães registrou movimentação de turistas em busca de lembranças e presentes na feira de pedra sabão. A cidade esteve movimentada, com a abertura das igrejas para visitação, mesmo com muitos monumentos ainda fechados como o mais visitado da cidade, o museu da Inconfidência.
Para Heladia Cristina, que trabalha na feira de pedra sabão, a abertura com os devidos cuidados, para que não haja aglomerações é importante para a cidade, pois os turistas gostam de ir à feira.
Lavras Novas teve grande movimento
Lavras Novas – Um dos destinos mais procurados da cidade, também teve seu domingo movimentado, garantindo o faturamento dos bares, restaurantes e pousadas do distrito, que já sofria com a ausência dos visitantes.
De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto desde sábado (01/05), a macrorregião na qual Ouro Preto está inserida, retornou para a “onda vermelha”, que é menos restritiva que a “onda roxa”, no Programa Minas Consciente. Isso significa que os meios de hospedagem poderão operar com 50% da capacidade. Bares, restaurantes e lanchonetes reabrirão seguindo os protocolos de biossegurança e distanciamento entre as mesas, não sendo permitida a circulação sem a utilização de máscaras. As minas de ouro também reabrirão para visitação, seguindo os protocolos definidos pelo programa estadual.
Segundo a Prefeitura, “apesar da queda no número da incidência da COVID-19 no Estado, os leitos de UTI da Santa Casa de Ouro Preto, que é o hospital de referência na microrregião de Ouro Preto (atendendo também Mariana e Itabirito), ainda permanecem com lotação máxima. Por isso, pedimos que os protocolos sanitários (distanciamento, higiene das mãos e uso de máscara) sejam seguidos à risca pelos turistas para preservar a vida da nossa população. Lembrando que é proibida a circulação pelas áreas públicas da cidade sem o uso correto da máscara, conforme Decreto Municipal.”
Por Marcelino de Castro