A Eleição para os dois Conselhos Tutelares de Ouro Preto foi realizada no último domingo, 1º de outubro, e já repercute marcas importantes, como a primeira vez da utilização das urnas eletrônicas para esse tipo de pleito e, também, alcance de 2.514 cidadãos votantes.

A última etapa do processo de seleção, que teve 23 candidatos, foi realizada sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Justiça Eleitoral, e com a fiscalização do Ministério Público

Ao todo, 33 urnas eletrônicas foram utilizadas em dois locais de votação, sendo 24 na Escola Estadual Dom Pedro II, na sede, e 9 na Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, em Cachoeira do Campo. Nenhum contratempo ou interferência foi registrada, apenas algumas denúncias que serão apuradas pela Comissão Especial Eleitoral, e toda a eleição contou com o suporte da Guarda Municipal, Polícia Militar e do Corpo Técnico do Tribunal Regional Eleitoral.

Na ocasião, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, esteve presente para votar e cumprimentar a equipe de trabalho, o que abrangeu aproximadamente 70 pessoas. Angelo disse que a escolha dos membros do Conselho Tutelar de forma democrática fortalece a missão do órgão, fundamental para a garantia dos direitos dos cidadãos e cidadãs.

Confira o resultado preliminar da eleição.

Candidatos titulares ao Conselho Tutelar, da sede:

Tayana Lopes – 271 votos
Rudy Junio – 254 votos

Adriani Rioga – 229 votos
Lorena Soares – 193 votos
Aldrilane Reis – 170 votos

Candidatos suplentes ao Conselho Tutelar, da sede:

Sheila Reis – 121 votos

Flávia Carvalho – 120 votos
Alyne Campos – 118 votos

Amanda Maciel – 102 votos
Nathália Martins – 72 votos

Candidatos titulares ao Conselho Tutelar, de Cachoeira do Campo:

Rozane Souza – 176 votos

Cássia Vitorino – Cassinha – 132 votos

Helbert Sales – 71 votos
Yone Stéfani Felipe – 56 votos
Jussara Bellico – 48 votos

Candidatos suplentes ao Conselho Tutelar, de Cachoeira do Campo:

Flávia Moreira – 48 votos

Erika Ribeiro – 46 votos

Conforme o edital nº 02/2023, a publicação do resultado no Diário Oficial do Município está prevista para ocorrer até o dia 20 de outubro, preservando o período de recursos e denúncias, fundamentadas e por escrito, até o dia 3 de outubro, com prazo de respostas do CMDCA de até 5 dias. Os conselheiros titulares e suplentes eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto
Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz