A obra foi executada pela Samarco e contemplou o trevo de acesso ao distrito até a comunidade de origem de Paracatu de Baixo
Motoristas e passageiros que transitam entre o trevo de Monsenhor Horta até a comunidade de origem de Paracatu de Baixo, em Mariana, realizam agora o percurso em uma via revitalizada e com nova sinalização. A melhoria na infraestrutura viária foi executada pela Samarco e garante mais segurança aos usuários.
As intervenções contemplaram a fresagem do pavimento antigo (remoção da camada superficial do asfalto), aplicação de nova camada, instalação de sinalização horizontal (pintura das vias) e vertical (instalação de placas), bem como a limpeza e recuperação dos dispositivos de drenagem. Além disso, também foi realizado o alteamento dos bueiros no acesso interno de Monsenhor Horta.

SAMARCO
Na imagem, obras que foram realizadas a partir do entroncamento da rodovia MGT 262 ate Paracatu de origem, que passam pelo Centro Historico de Monsenhor Horta.
A imagem nao possui restricao de uso
Imagem: Fabio Fernandes/ Rede Comunicacao
No total, foram efetuados 18 quilômetros de obras, do trevo de acesso ao distrito de Monsenhor Horta até o entroncamento da Rua Gualaxo com a Rua Furquim, em Paracatu de Baixo. Para isso, foram utilizadas mais de 13 mil toneladas de asfalto, correspondente ao peso de aproximadamente 700 caminhões carregados, e cerca de 63 mil metros lineares de sinalização horizontal das vias.
O objetivo foi aprimorar a infraestrutura viária e a mobilidade no território. “A conclusão da obra proporciona mais qualidade e segurança no trânsito no distrito de Monsenhor Horta, beneficiando a comunidade e aqueles que transitam pelo local. Todas as melhorias realizadas demonstram o nosso comprometimento com a comunidade, sempre pautado pelo diálogo e a responsabilidade social”, afirma o gerente-geral de Projetos, Eduardo Moreira.
A intervenção viária do distrito de Monsenhor Horta é parte do Novo Acordo do Rio Doce, sendo uma das condicionantes para a construção e entrega do novo distrito de Paracatu. As obras foram concluídas em agosto deste ano e entregues à Prefeitura Municipal de Mariana no final do mês de novembro, mediante a assinatura de termo de quitação. Com a formalização do repasse, a responsabilidade pela manutenção da via passa a ser do Poder Público.
Fonte: Assessoria Samarco

