Ouro Preto –  Hoje, 8 de dezembro, dia em que os católicos comemoram o dia de Nossa Senhora da Conceição, os ouro-pretanos têm mais um motivo para comemorar a data, desde 2013 este dia não era comemorado no Santuário do Antônio Dias.

Dom Barroso, estava ansioso por esse dia! Sonhava em realizar o Jubileu na matriz. A reabertura da Igreja dedicada à devoção de Nossa Senhora da Conceição resolve várias questões locais, como por exemplo os itinerários das procissões que ficaram deslocadas nos últimos anos, especialmente quando se reveza a organização com a paróquia do Pilar. Outro ponto é o retorno dos turistas ao Antônio Dias, que gera emprego e renda no bairro.

O diário de Ouro Preto acompanhou ao longo dos 9 anos, toda a dificuldade de se iniciar as obras de reparo dos telhados que corriam o risco iminente de desabar.  Depois de um ano do fechamento da igreja, o projeto ainda está em aprovação. Após resolverem os telhados, a tarefa passou a ser a aprovação da restauração dos elementos artísticos. Mesmo conseguindo a restauração dos altares, ficou faltando o restauro das imagens sacras, que foram financiados por famílias da comunidade que pagaram pelo serviço. Durante este período foram 5 manchetes de capa apresentando a situação do imóvel.

Ontem, quando o prefeito Angelo Oswaldo entregava o novo mobiliário para a rede Municipal, ele que comemorou seu aniversário de 75 anos, disse que está feliz com a reabertura do templo e que participará hoje das solenidades em ação de graças, “pedindo bênçãos para todo povo ouro-pretano”. 

Em 2019, os avanços das obras de restauro eram nítidos e brilhantes! Os retábulos do lado “Evangelho”, o forro da capela-mor, o nicho de nossa senhora da Conceição contavam com as equipes em plena atividade. Do lado do Evangelho estão o altar colateral, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os laterais de Santo Antônio, São Sebastião e São José passam por higienização, fixação da policromia e douramento e imunização do suporte de madeira.

Nos altares laterais de Santo Antônio e São Sebastião os restauradores já haviam  alcançado os camarins, ou nicho, onde estão “entronados” os santos. 

Os altares do lado da Epístola já tinham recebido a higienização, as mesas foram retiradas e tratadas. As mesas foram desmontadas para dar acesso ao verso dos retábulos para a imunização das madeiras. 

Forro da Capela Mor

Os restauradores descobriram que a estrutura da abóbada da capela-mor é feita de um tipo de argamassa, seria o forro de gesso da época, feito de uma trama de ripas com argamassa e cal, aos moldes de lajes maciças, sobre a estrutura estão os entalhes  de rocalhas, o ostensório o cacho de uvas e as pinturas imaginárias.

De acordo com a arquiteta Deise Lustosa, uma frente de trabalho encontrou no camarim de Nossa Senhora da Conceição pinturas em rococó, são rocalhas azuis, similares às encontradas no arco cruzeiro. “No coroamento foram removidas as repinturas, a tarja principal tem uma representação de uma pomba com o ramo, representando a história de Noé, também foi encontrada uma pintura alusiva à arca”, explicou Deise.

Para a arquiteta, o Santuário passou por intervenções de 30 em 30 anos, a afirmação se deve ao número de camadas de repinturas encontradas, debaixo delas está preservado o douramento original, que já está aparente em diversos pontos. 

Por Marcelino de Castro

 PROGRAMAÇÃO DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Data: 08 de dezembro de 2022 (quinta-feira)

Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Antônio Dias)

Apresentação: Associação musical Bom Jesus do Matozinhos

05h00 – Alvorada Festiva

05h30 – Santa Missa festiva na intenção de todo povo da Paróquia.

07h30 – Santa Missa Festiva com participação dos Vicentinos, Subscritores e assistidos da Sociedade São Vicente de Paulo.

10h – Santa Missa Solene na intenção dos irmãos vivos e falecidos da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e colaboradores falecidos.

12h – Almoço Festivo com Confraternização.

15h – Santa Missa Festiva e Consagração das Crianças e da Arquidiocese de Mariana a Nossa Senhora da Conceição.

18h – Santa Missa Festiva e Consagração da cidade de Ouro Preto e seus distritos a Nossa Senhora da Conceição, em seguida, procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de nossa paróquia. À chegada, cântico do solene Te Deum Laudamus e Bênção do Santíssimo Sacramento, concluindo assim, as comemorações do XLV Jubileu da Imaculada Conceição.

FEIRA DE NATAL MULHERES DE VENA

Data: 09 de dezembro de 2022 (sexta-feira)

14h00 – Abertura da Feira

14h30 – Abertura Oficial

18h00 – Apresentação grupo de dança

18h30 – Show Celso Alves