A Defesa Civil de Ouro Preto realizará neste sábado (22/05), às 10h, com apoio da Vale, treinamento e simulado de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens de Doutor, Natividade e Timbopeba, em Antônio Pereira e Vila Residencial Antônio Pereira, distritos de Ouro Preto. A atividade preventiva tem como foco as famílias que residem ou pessoas que se encontrarem na ZAS no momento. No horário do treinamento, elas serão avisadas por meio de toque de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir para o ponto de encontro localizado em área segura.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Durante o treinamento, haverá sobrevôo de helicóptero na área próxima às barragens para acompanhamento da atividade.
Durante as atividades serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.
Interdição de vias durante o simulado
Como medida preventiva, das 9h45 às 10h20, haverá interdição temporária do trânsito de veículos nas seguintes vias de acesso:
– MG-129, Km 143, próximo ao trevo da Mina Timbopeba;
– MG-129, Km 148, próximo do ponto de apoio da Polícia Militar;
– Acesso de Bento Rodrigues ao Novo Bento Rodrigues;
– Acesso ao Novo Bento Rodrigues pela Vila Antônio Pereira;
– Estrada rural para Camargos – Mariana, MG.
Redução no nível de emergência
A barragem Doutor teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1, na última terça-feira (18/05). A mudança, que atesta o aumento da segurança e estabilidade da estrutura, é resultado de uma série de ações que vêm sendo realizadas pela Vale nos últimos meses. Entre elas, investigações geotécnicas, manutenção do bombeamento para reduzir o nível de água do reservatório e as obras de melhoria na ombreira esquerda, uma das laterais da barragem. Estas ações foram acompanhadas e atestadas pela consultoria técnica responsável.
A redução do nível de emergência foi protocolada junto aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, e reportada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Apesar do aumento de segurança para a comunidade de Antônio Pereira e da Vila Residencial Antônio Pereira, as famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Doutor que foram removidas permanecerão realocadas preventivamente até que seja concluído o processo de descaracterização da estrutura.
A barragem Doutor é monitorada 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale continuará atuando fortemente no atendimento às melhores práticas internacionais de engenharia, tendo como foco, sempre, a segurança das pessoas que trabalham e vivem no entorno da estrutura.
Fonte: Assessoria Vale e Defesa Civil Ouro Preto