O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cachoeira do Campo celebrou o seu aniversário na manhã da quarta-feira, 4, no Oratório Dom Bosco.
Em 18 anos de atuação, o CRAS consolida um trabalho de assistência social ético e com o compromisso de acolhimento, desenvolvimento e novas perspectivas de vida de seus usuários.
O CRAS Cachoeira do Campo possui 3.285 famílias cadastradas, abrange 17 mil habitantes, em 8 distritos e 17 subdistritos, e oferece acolhimento e orientação de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais e serviços que incluem benefícios eventuais, passe livre, Cad Único e Bolsa Família, Carteira de Identificação de Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA), entre outros. Há também o atendimento jurídico desde 2021.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, saudou a equipe do CRAS e sua trajetória nesses 18 anos: “O CRAS é construído a partir da participação da sociedade, dos usuários e de todas as pessoas que fazem com que ele funcione, temos muita alegria de celebrar os 18 anos. É um desafio para Cachoeira do Campo, já que tem um território tão vasto”.
Na ocasião, o gerente de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luiz Gustavo de França, ressaltou também que nas próximas semanas terá início a reforma do CRAS Cachoeira do Campo, para melhor atender a população.
A celebração contou com a apresentação musical de Sisenando Eugênio Santos e Mestre Kalungué, e com a bênção do padre Harley Carlos Carvalho Lima. Ao final, foi realizada uma homenagem e entrega de certificados aos coordenadores que passaram pelo CRAS nesses 18 anos. Um delicioso lanche foi servido, com direito a um bolo especial.
Além do prefeito e do gerente de Assistência Social, estiveram presentes a vice-prefeita, Regina Braga, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, o secretário de Saúde, Leandro Moreira, a adjunta, Isabela Guimarães, a secretária da Controladoria Geral do Município, Lygia Melo, a diretora de Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, a diretora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Viviane Gonçalves, o diretor de Promoção Social, Victor Pinto, a coordenadora do CRAS Cachoeira do Campo, Cláudia Martinha, e sua equipe, servidores do CRAS São Cristóvão e Volante, CRA LGBT+, Vigilância Socioassistencial, o vice-presidente da Sociedade Musical União Social de Cachoeira do Campo, Fábio Gonçalves, e a vereadora da Câmara de Ouro Preto, Lilian França.
O CRAS Cachoeira do Campo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua das Dores, nº 181, bairro Santa Luzia. Os telefones de contato são (31) 3553 – 2543 / (31) 9 8605- 8700 / (31) 9 8605-8702.
Por Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto

Foto: Neno Vianna