Ouro Preto – Em reunião na manhã desta quarta-feira, 6/01, os prefeitos de Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Itabirito definiram a formação do Comitê de combate a Pandemia do Coronavirus. Formado pelos secretários de Saúde das quatro cidades, o Comitê analisará as especificidades de cada município para que seja feita uma proposta ao Governo de Minas para que o Minas Consciente entenda as condições da região. 

Participaram da reunião os prefeitos de Itabirito, Orlando Caldeira, de Ouro Branco, Hélio Campos, de Mariana, Juliano Duarte e o anfitrião Angelo Oswaldo.

O Prefeito de Ouro Preto explica a formação do comitê e sua funcionalidade. “Os nossos quatro municípios constituem um território, e o conceito de território é um dos mais importantes hoje nas estratégias geopolíticas. Assim estamos caracterizando o território dos inconfidentes, com Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Itabirito de maneira a demonstrarmos que temos hoje uma estratégia regional de combate ao coronavírus, mas com uma coerência nas ações e nos resultados, queremos manter um trabalho integrado, sempre interagindo e somando esforços, para isso criamos aqui um comitê de crise, é um organismo apropriado a este tipo de situação, exatamente uma situação de calamidade. Este comitê de crise está constituído pelos quatro secretário de saúde, vamos atuar no levantamento de todos os dados, fazer um diagnóstico da situação dos municípios e das características e especificidades de cada um, de maneira a buscarmos juntos ao programa Minas Consciente do Governo do Estado e ao Ministério  reconhecimento que nós estamos dentro dos protocolos da Organização Mundial de Saúde, e em sintonia com a estratégia do governo do estado procurando estabelecer o melhor de cada um de nossos municípios. Com isso nós teremos mais flexibilidade na ação , não precisa haver uma sujeição imediata a determinados padrões, que as vezes vale para um município, para uma região, mas que para nós não tem uma valia tão consequente como se poderia pensar, porque nós já estamos realizando procedimentos mais concordes com aquilo que é nossa realidade”, disse Angelo Oswaldo.

Os prefeitos informaram que já fizeram reservas de doses da vacina do Butantã e que estão atentos à necessidade do funcionamento do comércio. Eles também destacaram a análise das condições para o retorno das aulas.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Video-2021-01-06-at-16.09.54.mp4
Prefeito de Ouro Branco
https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Video-2021-01-06-at-16.07.54.mp4
Secretário de Saúde de Ouro Preto

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Video-2021-01-06-at-16.11.34.mp4
Secretário de Saúde de Ouro Preto
https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Video-2021-01-06-at-16.12.01.mp4
Prefeito Interino de Mariana

Por Marcelino de Castro
Foto: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto