Pela primeira vez na primaz de Minas, competição promete atrair cerca de mil atletas com largada na Praça Gomes Freire (Jardim), contemplando três categorias
Está chegando a hora! Vem aí a primeira edição do Iron Runner Brasil na cidade de Mariana. No dia 18 de maio, a histórica cidade receberá atletas de diversos cantos do país, dispostos a se aventurar pelas trilhas e montanhas e se encantar com paisagens naturais exuberantes da primeira capital de Minas. Com largada na Praça Gomes Freire, no Centro Histórico, os participantes poderão escolher entre três distâncias: 21km, 14km e 7km. Todas as provas têm chegada no mesmo local, onde o público também poderá aproveitar uma programação cultural gratuita ao longo do dia.
O Iron Runner Brasil nasceu em 2016, e é uma prova do tipo Trail Run (Corrida em Trilhas), ou seja, uma competição que ocorre em terrenos naturais e desafiadores. “O Trail Run vem da corrida tradicional, mas se diferencia por ser praticado em terrenos irregulares. Isso exige mais do sistema cardiorrespiratório, fortalece músculos como os dos membros inferiores e da região abdominal, e ativa o senso de equilíbrio e reação rápida”, explica o professor de educação física e ex-atleta da modalidade, Pedro Lima.
Reta final para inscrições
Se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo! As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ironrunner.com.br. Atletas com mais de 60 anos terão desconto automático de 50% no ato da inscrição. Os grupos e assessorias esportivas com 5 ou mais atletas também terão descontos especiais, mediante um contato com a organização pelo e-mail: [email protected]. Além disso, no dia da entrega do kit, todos os competidores deverão doar no mínimo dois quilos de alimentos não perecíveis para confirmar a sua inscrição. Essas doações serão destinadas para instituições ou programas sociais da cidade.
Economia em movimento
A realização do Iron Runner Brasil 2025, em Mariana, não apenas coloca a cidade no mapa esportivo nacional, mas também promete trazer importantes benefícios econômicos e turísticos. “É uma excelente oportunidade para divulgar as belezas arquitetônicas e naturais da cidade e, principalmente, fomentar a economia local, tendo em vista que, geralmente, cada atleta traz consigo mais uma pessoa. É por isso que recebemos de braços abertos o Iron Runner, uma prova realizada pelos mesmos organizadores do Iron Biker Brasil, evento solidificado na cidade”, destaca Helielcio Vieira, gestor da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) / Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL).
Hotéis, pousadas, restaurantes, bares e demais estabelecimentos comerciais devem experimentar um aumento na movimentação, gerando receita adicional para a economia local. Além disso, a visibilidade proporcionada pela competição servirá como uma vitrine para as belezas naturais e atrativos turísticos de Mariana, promovendo a cidade como destino turístico tanto para visitantes quanto para futuros eventos esportivos. Para um dos organizadores do Iron Runner Brasil, Lucas Fonda, o evento chega em Mariana para se consolidar no calendário esportivo da cidade. “Acreditamos que vai ser uma prova que vai movimentar bastante a cidade nos aspectos socioeconômicos. Entendemos que, como será a primeira vez em Mariana, teremos um tempo de maturação do evento, assim como foi com o Iron Biker Brasil, que com o passar dos anos foi ganhando mais adeptos e trazendo mais turistas para o município. Por isso, estamos com uma expectativa muito boa”.
Esporte de natureza
A estreia do evento em Mariana não é por acaso. A cidade reúne condições naturais excepcionais para a modalidade. “70% do Parque Estadual do Itacolomi está dentro do município. Temos também a Cachoeira da Bombaça, o Pico da Cartuxa, o Morro Santana… É uma diversidade de paisagens impressionante, com terrenos ideais para a prática do trail. É um tipo de riqueza que, muitas vezes, passa despercebida, mas que tem um potencial enorme para o turismo de aventura esportivo e sustentável”, afirma Pedro.
O percurso da prova reserva subidas intensas, trechos de mata e mudanças constantes de terreno. A organização promete desafios tanto para iniciantes quanto para atletas mais experientes. “O trail run exige atenção o tempo todo. É fundamental correr com as mãos livres, porque o terreno pode apresentar surpresas, como pedras soltas, raízes, barro. As mãos ajudam a proteger numa possível queda, então é bom evitar carregar objetos ou usar mochilas grandes”, orienta o profissional.
Serviço Iron Runner Brasil 2025
Data: 18 de maio de 2025
Local: Mariana
Siga o Iron Runner nas redes sociais e fique ligado nas novidades: facebook.com/ironrunnerbrasil – instagram.com/ironrunnerbrasil
Fonte: Assessoria Iron Runner