A Samarco doou, em abril deste ano, 702 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Proteção Animal de Mariana. As mudas de Ipê, Aroeira Vermelha, Jenipapo, Tucaneiro, dentre outras espécies, foram destinadas para a Arquidiocese de Mariana e distribuídas para a população durante os ritos da Semana Santa, celebração tradicional da cidade histórica, patrimônio mundial da humanidade.

De acordo com o pároco da Catedral da Sé, padre Geraldo Dias Buziniani, as mudas foram usadas para, simbolicamente, conscientizar a comunidade acerca dos cuidados com o meio ambiente e a importância da preservação das nascentes e do habitat onde vivem, conforme o tema da Campanha da Fraternidade de 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”.

“A distribuição das mudas foi um gesto simples, mas com bastante significado, uma vez que ocorreu no Domingo de Ramos, marcando o início da Semana Santa. Esta ação fez parte do contexto das celebrações, quando falamos da necessidade que temos de progredir no protagonismo que nos leve ao equilíbrio, a prática da ecologia integral nas nossas vidas”, afirmou padre Geraldo.

O secretário de Meio Ambiente de Mariana, Alexandre Augusto Carneiro, afirma que a participação da Samarco foi fundamental para realização da celebração. “O município ainda não dispõe de um viveiro de mudas, que ainda se encontra em construção. Sem a Samarco, não teríamos essa ação, importante na tradição mineira”, destacou.

Para o gerente-geral de Meio Ambiente da Samarco, João Batista Soares Filho, “a iniciativa foi mais uma oportunidade estar junto à comunidade, valorizando suas tradições e manifestações culturais”, afirmou.

Ao todo foram distribuídas mudas de nove espécies locais. Além das mudas, os comunitários receberam instruções de plantio e cuidados para o desenvolvimento das futuras árvores.

Fonte: Assessoria Samarco

Foto: Arquivo Secretaria Meio Ambiente e Samarco