A Prefeitura de Ouro Preto realizará no início de 2022, o concurso público para a Guarda Municipal. O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa Civil, Juscelino dos Santos Gonçalves. Segundo ele, o edital poderá ser lançado logo em março do ano que vem.
Jonathan Marotta, comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, celebrou a notícia: “Já era algo extremamente necessário em razão do baixíssimo efetivo atual, o que nos impossibilita de realizar um serviço melhor para a comunidade”, disse o comandante. Ele explica que a guarda municipal “é uma entidade de caráter civil uniformizada, podendo ser armada, e a sua competência é a proteção dos bens, serviços e instalações municipais e, é claro, nosso maior patrimônio que é a população”.
Para ingressar nas fileiras da corporação, a única porta de entrada é o concurso público. São requisitos básicos ter nacionalidade brasileira, estar em pleno gozo dos direitos políticos e em dia com as obrigações militares e eleitorais, além de ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o nível médio de ensino e comprovar aptidão física e psicológica. Exige-se ainda comprovação idoneidade por meio de certidões expedidas por órgãos do governo federal, estadual e distrital.
Embora a Guarda Municipal não seja uma corporação militar, os princípios básicos também envolvem disciplina e hierarquia. Marotta conta que há um pleito de progressão de carreira junto à administração pública para alavancar um plano específico de cargos e salários desvinculado do estatuto geral dos servidores.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto