Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Oficialmente a chegada do verão, temporada marcada por fortes chuvas, só acontece no dia 21 de dezembro. Porém, na prática, o período chuvoso já começou em muitos lugares e os riscos de quedas de árvores e galhos, corte de energia, deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos já causam preocupação.
Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e Região do Vale do Rio Doce, o alerta atual do INMET é de “perigo potencial”, e Ouro Preto já se prepara para enfrentar os riscos de inundações e deslizamentos.
Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, “é importante informar a população, que precisa estar ciente do que fazer” em situações extremas. No dia 11 de novembro, Angelo convocou o Comitê de Riscos de Ouro Preto para alinhar estratégias em eventuais ocorrências, considerando os episódios vivenciados no final de 2021 e início de 2022, quando a cidade sofreu com temporais de proporções incomuns, bem acima do esperado.
O Comitê Gestor de Risco (CGR) é um grupo criado pelo decreto nº 6.696, “com o objetivo de planejar, coordenar, supervisionar e deliberar sobre as ações e intervenções necessárias à prevenção e intervenção emergencial em situações que se traduzam ameaça potencial ou iminente à segurança física e patrimonial dos cidadãos moradores em áreas classificadas como de risco, situação de emergência e estado de calamidade pública”. O grupo reúne especialistas de diversas secretarias municipais: Defesa Social, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Saúde e Governo. Reúne também técnicos da Superintendência de Transportes e Trânsito de Ouro Preto (OUROTRAN), do Conselho Tutelar de Ouro Preto, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, do Núcleo de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Curso de Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, Campus Ouro Preto), da 2ª Cia do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, 52ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, da Companhia de Água e Esgoto (Saneouro), da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), além de brigadistas credenciados e conselheiros do CMAS, o Conselho Municipal de Assistência Social.
O Comitê Gestor de Risco é coordenado pelo secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, e deverá se reunir semanalmente durante todo o período extremo de chuvas,ou sempre que se fizer necessário.
CUIDADOS IMPORTANTES EM TEMPOS CHUVOSOS
Evitar contato com a água de enxurrada e lama, que podem estar contaminadas.
Beber apenas água tratada.
Evitar caminhar em locais alagados, que podem esconder bueiros abertos, perigosas armadilhas para os pedestres.
Ao dirigir, manter distância entre os veículos e evitar locais próximos a áreas inundadas.
Nunca arriscar cruzar ruas alagadas.
Aos que habitam em locais próximos aos rios e córregos, permaneçam atento às alterações no nível da água.
Se observar o surgimento de trincas em paredes e muros, ligar para:
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Defesa Civil – 199

Para verificar as áreas de risco mapeadas no município de Ouro Preto, acompanhar a quantidade de chuva e contribuir relatando possíveis incidentes baixe gratuitamente o App da Defesa Civil de Ouro Preto, na loja virtual do Play Store .