Ouro Preto – Quem mora por aqui sabe que um tapume na beira da rua dá muito transtorno, e apesar de muitos dias sem chuva, não tivemos nenhuma movimentação para resolver o tapume do Morro da Forca! Ontem estive na Mina de Capanema, para realizar a cobertura da solenidade de retomada, que será importante para a arrecadação de impostos de Ouro Preto. Eis que depois da solenidade tivemos uma entrevista coletiva, aí tive que perguntar para o governador se ele tem a “capacidade” de mandar resolver o Morro da Forca. 

Estive cara a cara com o governador, Romeu Zema, resfriado, mesmo assim nada de paletó! Ontem ele passou foi muito frio! Eu,que estava de jaquetão forrado, bem acolchoado e de capuz, passei frio no vento do topo da serra de Capanema!  Acho que a coluna de hoje poderia ter vários títulos: “Zema passa frio de novo em Ouro Preto, a ponto de ficar com coriza! Ou poderia ser: “Zema não sabe nada do morro da Forca! Também poderia ser : “O dia que perguntei pro governador se ele num pode adiantar as obras do Morro da Forca!

Zema fez questão de se esquivar e eu fiz questão de insistir. Afinal de contas, naquele momento ele estava sobre o solo ouro-pretano, já que está no município, poderia responder uma questão local! Mas não, já está em campanha!

Há muito tempo não tinha a oportunidade de estar assim, tão pertinho de Zema, na verdade, tenho evitado. Por exemplo, no dia de Minas, lá em Mariana, não fui amolá-lo sobre a concessão da BR 356. Ontem resolvi amolar, depois dele se vangloriar com a estrada, sem contar que vai colocar os atingidos para pagar pedágio, de uma estrada que é federal. Enquanto os Federais, que estão no poder, também tem recursos de repactuação e podem duplicar sem cobrar pedágio.

Zema conseguiu fazer muita gente ter saudades do Governador Aécio Neves, para a tristeza e constatação de muitos petistas de plantão. Os quais não tomam a 356 de Zema e excluem os atingidos de pagar pedágio. 

Pensa comigo, na lógica do Zema, após as obras que vão liberar o gargalo do trânsito de Ouro Preto, será cobrado pedágio! Já pensou?. Usa recursos de terceiros destinados para a obra e cobrará pedágio no final. É isso que ele disse que vai fazer, nos próximos dias, bater o martelo do leilão de concessão da BR 356 e cobrar pedágio aos atingidos de Mariana. O mesmo que deu as cotas para a Paula da Moto, aquela que salvou todo mundo e não é reconhecida como atingida pelo rompimento de Fundão.

Não faz sentido manter uma empresa jornalistica por 21 anos e não poder apertar o governador um assunto tão corriqueiro, uma obra do DER, só que neste caso, no coração da cidade, patrimônio Cultural da Humanidade. Obra que ele poderia ter vistoriado de perto no dia 21 de abril.

Quem gosta desse jeito de conversar e escrever é o Bié! Morador da barra, ele sempre me interpela: “Você fala mesmo!”

Ouro Preto precisa de imprensa independente.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2025/09/Zema_resfriado.mp4

Então, continuemos amolando a turma, pois o povo gosta de saber justamente as coisas que os políticos não querem que as pessoas saibam.

Vejam os vídeos da entrevista com Zema em @jornaldiariodeouropreto no instagram. Agora, a conclusão que cheguei na quinta-feira, 4/09, é que, Zema não da conta do Morro da Forca e quer ser presidente do Brasil!

Preparativos para a festa, registro feito na sexta-feira, 5/09,

Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo

Amanhã será um dia especial para a comunidade católica do distrito de Cachoeira do Campo, quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré Receberá a “Coroação Pontifícia”, a missa solene, às 19h, será presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Por Marcelino Castro

A Coluna foi veiculada na edição 1.519, do dia 5/09/2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quinze =