Ouro Preto – No dia 8 de julho de 2004 circulou a edição número Zero do Diário de Ouro Preto. Em 4 de julho de 2025, comemoramos os 21 anos dessa trajetória que iniciou na Praça Tiradentes, com o incêndio do Pilão, em 2003. Desde lá começaram os preparativos para o lançamento, no Palácio dos Governadores, a Escola de Minas, com as presenças de Padre Simões e Efigênia Carabina! Temos leitores que guardam a edição, Flávio Andrade e Wellington Xavier.
Foram muitos episódios interessantes da política ouro-pretana que registramos nos últimos anos. Celso Cota, por exemplo, o conheci chegando no caminhão pipa para debelar o incêndio do Pilão. Marisa Xavier conheci no dia seguinte ao incêndio, mesmo dia que estive com o governador Aécio Neves. Vi a Santa Casa ser fechada e ser reaberta, foi capa o primeiro bebê nascido na santa casa em janeiro de 2005!
Com Dom Luciano tivemos um aprendizado sobre a Diocese e sobre as relações institucionais. Estive com ela quando se inauguraram os primeiros leitos de UTI da Santa Casa de Misericórdia!
Vi Leleco ser coordenador do programa “Um Teto é Tudo”, no segundo governo de Angelo Oswaldo e hoje ele é deputado Estadual. Vi Juliano Duarte vereador, lá no começo de sua carreira. Já Duarte Júnior conheci quando foi vice, na chapa de João Ramos.
Viajei na inauguração do Trem da Vale, com Lula e Aécio, que depois virou o “Lulécio”, na reeleição dos dois.
Estive com Gilberto Gil quando Marisa Xavier deixou de ser prefeitura por um dia. Estive com Gilberto Gil, quando veio dar posse ao presidente do IPHAN.
Fiz Angelo Oswaldo e Zé Leandro Se cumprimentarem na TOP Cultura! São muitos anos cobrindo a Política!
Por Marcelino Castro




