Ouro Preto – Domingo 7 de dezembro, dia do “Tiquinho de Política”, então não deixamos passar de liso o aniversário do prefeito, agora é Dotô mesmo! Com título entregue pelo Reitor e discurso de “Doutorado” e tudo! Ao lado da Ministra Macaé Evaristo e do Ex- Ministro, Nilmário Miranda! Angelo Oswaldo comemora hoje mais uma primavera! Mas quem ganhou o presente de natal foi a Vale! A Coluna de hoje vai com pompa e circunstância e com direito a Zema na CPMI do INSS, a pedido de Rogério Correia.

O domingo foi festivo com a praça Tiradentes cheia de turistas e de estudantes, ex-alunos e familiares no encontro de Fanfarras. A vice-prefeita, Regina Braga, chegou na praça, participou da mobilização contra o feminicídio e seguiu com as Fanfarras para o largo do Cinema. Dizem que ela também chegou chamando a Ourotran para dar o suporte necessário para o evento…

Hoje vamos falar um pouco sobre a conjuntura municipal, amolar o prefeito, dedicando a coluna a ele, aniversariante que deu de presente de natal, ao dizer que a empresa é “cidadão”, capa da edição 1530, que circulou sexta-feira,  5/12, que pode ser lida em diariodeouropreto.com.br.

Dotô Anjo e a Vale!

Tem gente que perde a piada, mas não perde o freguês e outros que não perdem a piada, nem pensam se podem perder o freguês! Hoje num dava para perder oportunidade, amolar no aniversário do prefeito, num domingo dia de publicação da Coluna! É, num vai ter jeito, vou ter que falar um bom bocado do Sô prefeito, ou melhor, Dôto Anjo! Agora é Dotô! Mesmo, com diploma e tuto! 

Em 2021, Angelo Oswaldo voltou para a prefeitura e em 1º de janeiro deflagrou guerra contra a Fundação Renova, hoje o Município participa da Ação movida em Londres, por não ter assinado o novo acordo do Rio Doce.

Ele sempre foi enfático com suas colocações em relação à grande mineradora, a qual chamava de arrogante. Lembrando que a Vale tem diversas barragens em território ouro-pretano, o impacto da empresa no município é considerável, e talvez não tenham alcançado as expectativas do prefeito.

Então quando Angelo Oswaldo diz que a empresa mudou e que isso é uma “maravilha”, percebemos que é um ponto de virada, digno de ser capa do jornal. O que pode ser considerado um presente de Natal para a Vale, depois que assistiu ao discurso do prefeito de Parauapebas, na COP 30. No morde, assopra, a empresa saiu bem na “fita”, da política mineira!

A Vale estava na mirado do prefeito, indignado que Ouro Preto não foi reconhecida como atingida pela Fundação Renova. Angelo Oswaldo chegou apregoar, muitas vezes, que a Vale era uma empresa “arrogante”. 

Para a surpresa de todos, afirmou em Antônio Pereira, um dos territórios com barragem da Vale no município, no caso em descomissionamento, a barragem de Doutor, sobre o chão do “pereira” disse que as mineradoras agora têm uma “atitude cidadã”. E citou o pedido de desculpas do presidente da Samarco, rodrigo Vilela, durante evento de parceria. 

O Aniversário é do prefeito, mas o presente de Natal ficou para a Vale, que caiu nas graças do Angelo Oswaldo, além da mídia espontânea que ganhou na edição 1530, com o prefeito sorridente no centro sócio informativo sobre Barragens de Antônio Pereira. O prefeito disse que apoiar o município é apoiar o povo. 

O prefeito Angelo Oswaldo comemora hoje seu aniversário de 78 anos, subindo e descendo cumprindo agenda pra lá e pra cá, com direito a muitos vídeos para os reels do Instagram! Angelo Oswaldo de Araújo Santos é um cara que com certeza já deve ter sido incluído do Guinnes Book como o candidato eleito 5 vezes prefeito de uma cidade!  Sô prefeito é penta, como comemorou sua onda verde ano passado. 

Agora ele já teve seu primeiro ano de mandato e seu plano Plurianual! Com direito aos secretários começarem a cercar seus “feudinhos”, cada um em busca de ser o sucessor do prefeito, dizem a boca pequena quem entre eles aqueles que desejam queimar a vice-prefeito, Regina Braga, herdeira natural (assim entende-se) do prefeito.

Tem eleitor reclamando em nossa redação que o senhor não faz reforma Administrativa.

No mandato passado, convencerem o prefeito de que ele já estava velho e pronto para se aposentar… Aí quando perceberam que ele venceria as eleições, disseram que estava bem e era o líder. Neste segundo mandato já voltaram com a mesma conversa, precipitando o pleito municipal, e se esquecendo que ano que vem quem precisa de votos os deputados, governadores, senadores e presidente! 

Enquanto isso, em Ouro Preto, eles quarem saber quem será o sucessor de Angelo Oswaldo! Faltam 3 anos ainda!  Tá aí um “meme” que a turma do “Enquanto isso em Ouro Preto”, poderia fazer!

Doutor Honoris Causa e a manchete de página!

Reconhecido pela Universidade Federal de Ouro Preto, como Doutor Honoris Causa, o prefeito, por óbvio, seria chamado primeiro, por ser nome começar com a letra A! Durante a entrega do título, não houve um ranking, de quem era o melhor dos três agraciados. Então ao fazer a chamada da matéria da página 5, da edição 1529, por uma questão de deferência e cavalheirismo, chamei em primeiro lugar a Macaé Evaristo, Nilmário Miranda e Angelo Oswaldo. 

Em deferência à Ministra dos Direitos Humanos na condição de ser mulher e, neste caso, decidi que ela seria primeira a ser citada, afinal de contas para alguma coisa deve servir um editor!

Para minha surpresa, (ou não, como diz Caetano Veloso, já que nada agrada a todas as pessoas) vieram reclamar que tínhamos preterido o prefeito, citando seu nome por último, no título da matéria! Depois da aula que ele deu em seu discurso. Um discurso complexo, difícil de ser resumido em algumas colunas de um jornal, (Com resistentes 8 páginas!), sintetizamos ao máximo o pensamento que ele desejou expressar e ainda tínhamos mais dois Doutores para serem apresentados ao público, em meia página! 

Entendemos a importância do cargo de prefeito, assim como entendemos a importância do cargo de Ministro de Estado. Na matemática seria o seguinte: A ordem dos fatores não altera o produto! No mesmo dia que recebei a reclamação, estive com o Dr, e disse a ele que por cavalheirismo apresentei a Macaé primeiro, ele entendeu e nem pareceu ter sofrido com a ordem alfabética!
Agora esperam do Doutor, mais investimentos no festival de inverno, absorvendo mão de obra local, retomando a egrégora, dos grandes festivais. Além de fortalecer o Sistema Municipal de Cultura.

Zema tá na CPMI do INSS

O trem degringolou pro governador, Zema não sabia da perspicácia do deputado Federal Rogério Corrêa, o qual descobriu a ligação da Financeira nos empréstimos para os aposentados! Colocando o Grupo Zema na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS! Agora Zema foi convocado a ir depor! 

Rogério Corrêa é um deputado mineiro que foi muito embativo com Aécio Neves, Rogério Corrêa era a alegria das professoras contra o governador, hoje a querida das professoras é a Beatriz Cerqueira. Rogério Corrêa é um dos líderes do Governo da Câmara, suas palavras são consideradas “no lugar de ficar”, 

O olhar de Carlos Viana para Rogério Corrêa, quando ele apresentou a denúncia, foi de companheirismo. Carlos Viana também tem seus embates políticos com Zema, será que é assim que surgem os acordos no Congresso? A partir dos inimigos em comum? Será que eles sempre fazem política entre inimigos ou fazem políticas entre amigos? Será que tudo da política é a luta selvagem pelo poder, na Selva de pedra modelada no planalto central? 

Por hoje vamos ficando por aqui, vejam os desfiles das fanfarras em @jornaldiariodeouropreto

Por Marcelino Castro